A análise realizada pela Worx Real Estate Consultants ao sector do retalho conclui que os elevados valores de arrendamento têm tendência a manter-se.
Os valores de arrendamento nas zonas "prime" no comércio de rua mantêm-se estáveis nos 110 euros por metro quadrado, quando comparados com final do ano de 2015. A Worx enfatiza que, apesar da entrada no mercado português de novas marcas com lojas próprias, como é o caso da Bulgari e Versace futuramente, o cenário de estagnação da oferta imobiliária é uma possibilidade, fazendo com que os preços para este segmento se mantenham elevados. É, ainda, expectável que haja uma descida nas "yields".
Neste sentido, há uma procura da expansão do comércio de rua das zonas "prime" para novas zonas da cidade, com potencial de atração de clientes e aumento de vendas. A consultora refere o Cais Sodré como exemplo desta já notória tendência.
É, ainda, expectável que haja uma recuperação das rendas fixas resultante do aumento do consumo e consequente crescimento do volume de vendas, em especial em centros comerciais em cidades secundárias. Por fim, é de referir que as possíveis aberturas deste tipo de superfícies estarão centradas nestas mesmas localizações, pela maturidade do mercado em grandes centros urbanos.