A Bosch reforça o seu negócio internacional com serviços integrados para edifícios comerciais, uma área de crescimento estratégico para área de negócio de Tecnologia de Energia e Edifícios.
A Climatec, subsidiária da Bosch sediada em Phoenix, nos Estados Unidos da América, adquiriu a Skyline Automation. A empresa, especialista em automação de edifícios e integração de sistemas, fornece serviços de instalação e conectividade para uma variedade de sistemas técnicos em edifícios.
A automação de edifícios pode reduzir o consumo energético em até 40%. Sediada em Nova Jérsia, a Skyline Automation emprega 40 colaboradores e gerou vendas de 12 milhões de dólares em 2015. A Climatec, fornecedora de serviços para edifícios, foi adquirida pela Bosch em 2015 e atua na região oeste dos Estados Unidos da América. “Ao adquirir a Skyline, estamos a reforçar as nossas atividades em tecnologia de energia e edifícios a nível técnico e a aumentar a nossa presença no mercado da América do Norte, que está a ter um crescimento sólido”, afirmou Stefan Hartung numa conferência de imprensa em Estugarda. O gestor é membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH e responsável pela área de negócio de Tecnologia de Energia e Edifícios. “A seguir à aquisição da Climatec, este é o próximo passo estratégico no caminho para nos tornarmos num fornecedor único de sistemas e serviços conectados para edifícios.”
As soluções conectadas permitem à Bosch alcançar muitas novas possibilidades nas suas atividades com tecnologia de energia e edifícios, particularmente no que diz respeito a serviços. Os especialistas estimam que o mercado global de sistemas para edifícios inteligentes vai crescer do seu atual nível de seis mil milhões de dólares para cerca de 25 mil milhões de dólares até 2021, o equivalente a um crescimento anual de 34%. “Os serviços estão a tornar-se parte integral do nosso negócio. No futuro, a venda de hardware vai ser seguida pela venda de serviços complementares”, afirma Stefan Hartung.
A Tecnologia de Energia e Edifícios da Bosch inclui as divisões de Termotecnologia, Sistemas de Segurança e Soluções de Serviço, bem como as subsidiárias Smart Home e Energy Storage Solutions. Em 2015, esta área de negócio gerou vendas superiores a 5,1 mil milhões de euros.
A nova divisão de Soluções de Serviços, que foi criada no início de 2016, está a mostrar um crescimento sólido. Os 7.600 colaboradores da divisão, algumas dezenas dos quais estão na Bosch em Lisboa, fornecem serviços de comunicação, monitorização remota de edifícios e instalações industriais e garante maior segurança para mercadorias e veículos em toda a cadeia logística. O serviço de “Secure Truck Parking”, por exemplo, permite reservar online lugares de estacionamento seguros para camiões em áreas de serviço antes das viagens. Em benefício dos fabricantes automóvel, as Soluções de Serviços fornecem o eCall, um serviço de chamadas de emergência automáticas e um serviço de concierge. Em 2015, as Soluções de Serviços da Bosch lidaram com mais de 120 milhões contactos de clientes em 14 países e mais de 1.000 empresas – mais 30 milhões de contactos que em 2013. A Bosch estima que a divisão de Soluções de Serviços cresça 15% por ano.
Também nas smart homes, o aumento de conectividade torna a vida mais fácil e alivia os moradores de tarefas de rotina aborrecidas. Os especialistas deste mercado esperam que o potencial do mercado global de smart homes atinja os 10 mil milhões de euros já em 2017. Em 2020, cerca de 230 milhões de lares – 15% de todos os lares a nível mundial – vão estar equipados com soluções para smart homes. Desde o início do ano, a Bosch agrupou as suas atividades desta área na Robert Bosch Smart Home GmbH. Com o seu sistema Bosch Smart Home, a empresa oferece uma solução simples e segura para casas conectadas. Na IFA 2016, a Bosch apresentou novos produtos, incluindo uma mini câmara interior com visão a 360 grays e um alarme de fumo inteligente, que é acionado em caso de assalto e faz medições da qualidade do ar.