A SAP apresentou, no âmbito do SAP Innovation Forum 2016, três casos de uso das suas soluções orientadas para ajudar consumidores, adeptos, organizações e empresas no caminho da transformação digital e da reinvenção dos seus modelos de negócio.
A edição deste ano centrou-se no tema “Reimaginar os Negócios na Economia Digital”, sendo este também o tema da apresentação inicial do evento, a cargo do diretor geral da SAP Portugal, Carlos Lacerda, na qual abordou a problemática da implementação e avaliação de novos modelos e formas de fazer negócio, tendo em vista a forma como as empresas podem ganhar vantagem competitiva e prosperar na era digital.
O “Pepper” é um robô que integra a última geração de software da SAP, nomeadamente uma plataforma de comércio eletrónico, aplicações de interação com o cliente e soluções analíticas, desenvolvidas pela equipa SAP Hybris. Utilizado para as empresas se relacionarem com os seus clientes, aplica-se a várias outras indústrias, como por exemplo hotelaria e sector público. No caso da aplicação apresentada no SAP Innovation Forum pode mesmo ser considerado como o assistente de loja do futuro, no sector do retalho. Demonstra capacidades inovadoras e várias possibilidades de interação, imprimindo, em todo o momento de interação com o cliente, uma experiência única, inovadora e memorável. Em suma, trata-se de enriquecer e fortalecer a experiência dos próprios clientes.
Com a solução Live Stadium é possível detetar e evitar possíveis congestionamentos. Oferece a possibilidade de verificar os tempos de espera nas lojas do estádio e encomendar online. Evita a perda de tempo em filas e, através dos seus próprios dispositivos móveis, cada adepto, mesmo durante um jogo, consegue aceder a estatísticas e análises dos seus jogadores preferidos. Do ponto de vista de gestão do estádio, oferece uma monitorização integrada em tempo real das infra-estruturas do estádio, nomeadamente o funcionamento dos torniquetes de acesso, dos ecrãs e painéis publicitários, assim como dos fluxos de entrada e saída do estádio pelos adeptos, permitindo uma reação em tempo real aos principais acontecimentos ou contrariedades que poderão surgir.
O Live Retail Experience apresenta uma forma de conectar o mundo físico dentro de uma loja com o seu correspondente mundo digital e, assim, garantir que o cliente recebe sempre uma experiência de compra consistente. Disponibiliza uma visualização da atividade dentro da loja na perspetiva do retalhista, através de um conjunto de analíticas que detalham informação em tempo real, segundo vetores tão diversos como análise de promoções ou movimentações na loja (heatmapping), cruzados com outras dimensões, tais como produtividade e retenção. A navegação ao longo das várias áreas dá acesso a informação mais detalhada, bem como permite a tomada de decisão, nomeadamente lançar uma promoção para uma determinada categoria, cujas vendas estão abaixo do planeado.