Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Guerra de preços com a concorrência afeta margens de lucro
2016-10-27

Independentemente do sector a que pertencem, oito em cada dez empresas em todo o mundo dizem estar muito preocupadas com a crescente pressão de preços que afeta os seus mercados. 49% das empresas afirmam estar a enfrentar uma guerra de preços real com a sua concorrência.

Estas são as conclusões do Estudo Mundial de Preços 2016, efetuado pela consultora global de marketing e vendas Simon-Kucher & Partners. Este estudo foi desenvolvido durante o primeiro trimestre e contou com a participação de cerca de 2.200 líderes empresariais de mais de 40 países da América, Ásia e Europa.

O aumento do poder de negociação dos consumidores, bem como da concorrência low-cost são as principais razões apontadas para esta crescente pressão sobre preços. Isto vem dificultar a obtenção de aumentos das margens de lucro das empresas, através da venda de produtos. No total, apenas seis em cada dez empresas dizem ter aumentado suas margens em relação ao ano anterior.

A relação entre o aumento de preços previsto pelas empresas e os aumentos implementados em 2015 foi de 77%.

À luz destes resultados, muitos dos entrevistados reconhecem não ter investido o suficiente na gestão de preços. 87% salienta que, para ser competitivas, as empresas necessitam não só de introduzir melhorias na sua estratégia e controlo de preços, como também nas ferramentas que utilizam para estabelecer e medir os resultados. Segundo o estudo, quase todas as empresas reconhecem a necessidade de desenvolver estratégias para combater a pressão sobre os preços de forma eficiente.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos