Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Philips Respironics monitoriza atividade de jogadores do Benfica
2016-10-27

A Philips Respironics, linha de negócio da Royal Philips, e o Sport Lisboa e Benfica estabeleceram uma parceria com o objetivo de monitorizar, entre outros dados, os ciclos de vigília-sono dos atletas do clube português.

Através do uso de um dispositivo Actiwatch, similar a um relógio de pulso, são recolhidas informações importantes para o desempenho desportivo dos atletas do clube, como atividade, sono, vigília, horários praticados (deitar/levantar/sestas) e exposição à luz solar de cada atleta.

O Sport Lisboa e Benfica, depois de examinar os dados recolhidos e armazenados pelo Actiwatch, consegue estabelecer para cada jogador um padrão de ciclo vigília-sono e, depois de este padrão estar estabelecido, perceber como cada atleta reage em diferentes situações, como jogos à noite versus jogos à tarde, dois jogos por semana onde existe pouco tempo de recuperação entre esforços, jogos que impliquem viagens internacionais, etc.

O dispositivo Actiwatch permite também auxiliar quanto ao número de dias de antecipação com que as deslocações mais longas devem acontecer, antes e depois de jogos, sobretudo se existirem diferenças horárias significativas.

Para o Benfica LAB, esta parceria é importante porque “permite-nos obter dados fiáveis relativos a um parâmetro que se assume importante nos processos de recuperação pós-esforço: o sono. Contribui também para a gestão que fazemos consoante os diferentes contextos a que os atletas são expostos. Estes constrangimentos implicam alterações nos padrões de sono dos atletas e, consequentemente, na sua recuperação e performance. Esta gestão só é possível se conseguirmos individualizar a monitorização, uma vez que as adaptações dos atletas são diferentes, e o Actiwatch permite-nos essa abordagem.”

Os dispositivos Actiwatch, validados cientificamente, são usados por milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo em laboratórios de sono, programas de pesquisa e ensaios clínicos. Para além de serem cómodos e resistentes à água, podem ser usados ininterruptamente durante meses e registam os dados de forma contínua. São instrumentos de recolha de informação muito utilizados em pesquisas sobre sono, dor, cansaço e depressão e podem ser aplicados a todas as idades, não sendo uma monitorização invasiva ou que obrigue a internamento hospitalar.

Estes aparelhos da Philips, que podem ser considerados actígrafos, têm um acelerómetro sensível ao movimento em todas as direções e utilizam um método de integração digital que inclui a frequência e a magnitude do movimento. A atividade é expressa em “Counts”, que são uma medida relativa comparável com os G’s de aceleração. O actígrafo fornece dados objetivos sobre a atividade, repouso, ciclo vigília-sono, gravações periódicas/consecutivas, dados da atividade diária, horários praticados (deitar/levantar/sestas) e volume e intensidade de exercício.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos