O acordo de compras entre DIA e Eroski está em risco e a ser investigado pelas autoridades espanholas, após uma denúncia da Federação de Indústrias de Alimentação e Bebidas (FIAB), avança o CincoDías.
Neste seguimento, a Agência de Informação e Controlo Alimentar (AICA), organismo dependente do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, iniciou expedientes sancionadores aos dois grupos de distribuição, ao detetar, concretamente, 88 infrações do DIA e 90 da Eroski.
As duas empresas são acusadas de realizar alterações contratuais não acordadas, de exigir pagamentos adicionais sobre o preço de contrato e de exigir ou solicitar informação comercial sensível de outros operadores, violando o direito de confidencialidade.
Ao CincoDiás, fontes do DIA mostraram “tranquilidade” perante este processo e defendem que a aliança com a Eroski cumpre todas as exigências legais. Já a Eroski mostrou-se “surpreendida” e expressou a sua intenção de levar a cabo os recursos contra esta decisão. Ambos os retalhistas reiteraram que a aliança é para manter.