Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mais de 420 toneladas de resíduos recolhidas na 8.ª edição da Geração Depositrão
2016-09-28

Já são conhecidos os resultados finais da campanha Geração Depositrão, respeitantes à recolha de equipamentos e pilhas em fim de vida. Na oitava edição desta iniciativa da ERP Portugal participaram mais de 800 Eco-Escolas e entidades parceiras, o que correspondeu ao envolvimento de mais de 370 mil alunos e 36 mil professores, unidos na missão de garantir a recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e seu correto encaminhamento para reciclagem. Comparativamente à edição anterior, este total traduz o aumento de 28% do peso recolhido neste desafio.

Ao longo do ano letivo anterior, as escolas somaram mais de 420 toneladas de resíduos devidamente encaminhados para reciclagem, sendo o top ocupado por escolas de Caminha (Viana do Castelo), Odemira (distrito de Beja), Cabanas de Tavira (distrito de Faro), Miranda do Corvo (distrito de Coimbra) e Praia da Vitória (Região Autónoma dos Açores).

Na reta final desta edição destaque paea a Escola Básica de Lagoas, responsável pela recolha do maior peso total de resíduos a nível nacional, cerca de 20 toneladas.

O balanço final desta edição resultou na seleção das cinco escolas que recolheram mais peso total e outras cinco escolas que encaminharam para reciclagem o maior peso de resíduos por aluno.

Na primeira categoria (maior peso total), destaque para a Escola Básica de Lagoas (Ponte de Lima), EB1 de Loução-Venade (Caminha), EB23 Damião de Odemira, EB1/JI Caminha e EB1/JI de Cabanas de Tavira. Estas escolas foram responsáveis pela recolha de 73 toneladas de resíduos (17,3% do total de peso recolhido).

No que respeita à categoria peso por aluno, figuram no top as escolas Jardim de Infância de Casais de São Clemente e EB1 de Lamas (ambas de Miranda do Corvo), EB1/JI Irmãos Goulart, Fontinhas (Região Autónoma dos Açores) EB1 de Loução-Venade e EB1 de Cabanas de Tavira. As duas últimas escolas ocupam lugares de destaque em ambas as categorias de avaliação da atividade de recolha.

A escola que ocupa o primeiro ligar desta categoria (Jardim de Infância de Casais de São Clemente) recolheu mais de 420 quilogramas por aluno.

A oitava edição termina com a atribuição de mais de 50 prémios a escolas de todo o país.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos