A escolha da opção para recolher as compras online numa loja física deve-se à economia em custos de envio. Esta é a conclusão a que chegou o portal Internet Retailer, após realizar um inquérito aos clientes norte-americanos sobre o serviço click & collect.
57% dos inquiridos afirmam ter recebido pelo menos uma vez uma compra online na loja física durante os últimos 12 meses e a razão mais comum, de acordo com 73% dos que usaram o click & collect foi para evitar os gastos de envio. A localização da loja física (32%), o tempo de espera (30%), o conforto (22%), a segurança (10%) e as promoções (7%) são os outros motivos por que os clientes escolhem o serviço de recolha, mas bem aquém da causa principal: o custo de entrega da encomenda.
Este resultado está de acordo com a estimativa de que aqueles que utilizam o serviço click & collect têm um poder de compra mais baixo do que aqueles que não o usam. Apenas 36% dos clientes com um rendimento anual acima dos 200 mil dólares têm usado esta opção para receber as suas compras. Daqueles que não usaram o serviço de recolha em loja durante o último ano (43%), a maioria prefere enviar suas encomendas para casa ou escritório (82%).
Contudo, apesar do "pick-up" na loja permitir economizar dinheiro, não é uma escolha recorrente entre os consumidores. Dos inquiridos que usaram o serviço click & collect ao longo do ano passado, 51% adiantaram tê-lo feito entre duas e cinco vezes. 37% apenas uma vez, 10% seis a 10 vezes e 2% a mais do que 10 vezes. No entanto, a pesquisa sugere que recolher os pedidos online beneficia a compra de outros produtos na loja física e que 37% dos clientes que usam o serviço disse que "algumas vezes" compram outro produto além do que iriam recolher, 7% "normalmente" e 4% "sempre". Apenas 16% disseram que "nunca" comprariam um produto na loja depois de recolher a sua encomenda.