Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Alibaba aposta na tecnologia de autenticação biométrica
2016-09-15

A Ant Financial, a subsidiária de pagamentos da Alibaba, adquiriu a EyeVerify, para expandir os serviços usando a tecnologia de autenticação biométrica da startup norte-americana para proteger os dados e transações online dos consumidores.

A Ant vai pagar cerca de 70 milhões de dólares (62,3 milhões de euros) à empresa sedeada em Kansas City, no Missouri, relata o Bloomberg. A EyeVerify, que usa imagens do globo ocular humano para desbloquear serviços móveis, vai tornar-se numa unidade de propriedade integral da Ant Financial, segundo um comunicado da empresa.

Com o seu primeiro investimento nos Estados Unidos da América, a Ant planeia usar esta tecnologia para melhorar os seus próprios sistemas de segurança e, eventualmente, aplicá-la a um futuro produto. Formalmente conhecida como Zhejiang Ant Small & Micro Financial Services Group, a empresa chinesa começou a usar o EyePrint ID da EyeVerify na sua plataforma de autenticação de pagamentos no início deste ano. Com 450 milhões de clientes e serviços que abrangem a plataforma de pagamentos online Alipay, fundos de gestão de empréstimo e riqueza “peer-to-peer”, a Ant planeia integrar a tecnologia EyeVerify em mais dos seus produtos.

A EyeVerify verifica as identidades por meio de padrões de veias nos olhos e cria uma chave digital igual a uma senha complexa de 50 caracteres. A empresa afirma que a tecnologia tem mais de 99,99% de precisão, tornando as senhas numa coisa do passado.

Fundada em 2012, a startup já conseguiu 13 milhões de dólares (11,6 milhões de euros) em financiamento de patrocinadores que incluem a Wells Fargo, a Samsung Electronics, a Sprint Corp. e a gigante de segurança chinesa Qihoo 360 Technology Co.. Mais de uma dúzia de instituições financeiras utilizam a sua tecnologia. Dados biométricos, como impressões digitais e reconhecimento de voz, estão a ser usados por mais de 35 bancos e empresas de tecnologia para proteger contas.

Este negócio acontece na mesma altura em que a Alibaba aumenta o seu perfil em Silicon Valley, com investimentos incluindo o Snapchat, o fornecedor de pesquisa móvel Quixey e o serviço Lyft. Por agora, as incursões da gigante de e-commerce nos Estados Unidos da América estão focadas em ajudar as empresas ocidentais a atingir os consumidores chineses, através de serviços como Alipay e Tmall, um site para as empresas venderem produtos de marca na China, em vez de concorrer abertamente com empresas como a Amazon ou Paypal.

A prioridade imediata da Ant Financial é ganhar a aceitação dos comerciantes norte-americanos para que os consumidores chineses possam usar o Alipay onde se deslocam. A empresa diz que o Alipay já é aceite por mais de 70 mil retalhistas offline em mais de 70 países e regiões. No início deste ano, a Uber concordou em deixar os clientes pagar as suas viagens usando este sistema em mais de 400 cidades.

Por enquanto, a Ant Financial está a ter uma abordagem deliberada ao mercado norte-americano, onde os serviços financeiros e pagamentos online estão entre os mais avançados do mundo. A empresa está a considerar uma oferta pública inicial em Hong Kong no primeiro semestre do próximo ano, refere o Bloomberg. Foi avaliada em 60 mil milhões de dólares (53,4 mil milhões de euros) na sua mais recente rodada de financiamento.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos