Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

DHL vai entregar encomendas diretamente nos porta-bagagens de automóveis Smart
2016-08-04

A DHL e a Smart estabeleceram uma parceria que permite que os proprietários de automóveis Smart possam, a partir do outono, passar a usar os seus veículos como endereços móveis para receber encomendas.

Os parceiros do projeto têm trabalhado, nos últimos meses, no desenvolvimento e teste desta solução, para garantir os elevados padrões de segurança das mercadorias e dos veículos Um teste de mercado ampliado será realizado na cidade alemã de Estugarda, no outono deste ano. Depois disso, seguir-se-ão as cidades de Bona, Berlim e Colónia.

Ao atrair várias centenas de participantes em cada cidade, os parceiros DHL e a Smart têm como objetivo recolher feedback em condições “quase reais”.

Os proprietários de Smart que quiserem participar no arranque do projeto, a partir de setembro, poderão obter mais informações e apresentar os seus pedidos através do site www.smart.com/drop. A instalação dos dispositivos necessários para participar no arranque será realizada em distribuidores locais, com custos assumidos pela Smart.

Ao registar o seu automóvel na Smart, os clientes também podem preencher o acordo de entrega obrigatório da DHL, que pode ser feito em passos simples. O portal do consumidor da DHL www.paket.de já foi associado ao portal do consumidor da Smart, de modo a combinar os dois processos num só. A

solução conjunta da DHL e da Smart baseia-se numa funcionalidade de smartphone, em que o condutor do Smart e o estafeta da DHL utilizam aplicações móveis desenhadas especialmente para o efeito. O proprietário do veículo Smart usa a aplicação para gerar um número de autorização de transação único, que é inserido na caixa “c/o” após introduzir o endereço de entrega da compra na loja online. Para efetivar a entrega, a viatura apenas tem de estar estacionada nas imediações do endereço residencial do proprietário. O estafeta DHL é informado sobre o local de entrega definido através de uma app, recebendo acesso por tempo limitado ao veículo do destinatário. O número de transação único que o comprador insere ao fazer a encomenda online permite que o estafeta localize e abra o veículo dentro de um determinado período de tempo. Ao ter acesso ao porta-bagagens do carro, o estafeta pode depositar a encomenda ou fazer a recolha. Depois de fechado o porta-bagagens, o número de autorização gerado tornar-se-á inválido para o voltar a abrir. O proprietário do automóvel receberá uma mensagem automática enviada através da aplicação, notificando-o de que a entrega foi feita.

Ao conseguir que os clientes usem os seus carros como endereços de entrega móveis, a DHL acrescenta mais uma opção à sua gama de serviços de receção de encomendas automatizadas na Alemanha.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos