Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Distribuição apoia mais de 600 instituições de solidariedade social
2016-07-12

Nos últimos dois anos, os associados da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) doaram produtos alimentares a mais de 600 instituições particulares de segurança social.

Em 2015, os produtos doados serviram mais de seis milhões de refeições e em 2014 foram doados bens num valor global superior a 20 milhões de euros.

Os números foram divulgados recentemente numa iniciativa da APED em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. As duas entidades assinaram um protocolo de colaboração que visa uma atuação concertada de ambas para a sensibilização e promoção da consciência da responsabilidade social no âmbito da prevenção e combate do desperdício alimentar.

Nesta iniciativa foi também apresentada a brochura "Na Medida Certa - a APED da Prevenção do Desperdício Alimentar". Este documento faz um retrato das ações levadas a cabo pela distribuição e apresenta soluções concretas para potenciar o esforço que tem vindo a ser feito.

Entre as propostas contam-se apostar num enquadramento legal que promova a desburocratização do processo de doações, alterar o enquadramento fiscal no sentido de potenciar o empenho das empresas na prevenção, clarificar e reforçar a distinção entre "data limite de consumo" e "data de durabilidade mínima", encontrar espaço no mercado para produtos não calibrados ou com calibres fora da norma e investir em campanhas de sensibilização dirigidas a todos os intervenientes da cadeia alimentar. "A Organização das Nações Unidas indica que, até 2050, é necessário aumentar cerca de 60% da produção mundial de alimentos. No entanto, todos os anos, mais de um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado. Cabe a todos fazer mais e melhor e continuar a trabalhar junto dos produtores e dos consumidores para que o desperdício alimentar seja uma realidade do passado", refere Ana Isabel Trigo Morais, diretora geral da APED.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos