No âmbito do seu compromisso, enquanto entidade gestora de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), a Amb3E- Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos celebrou contrato com a AMISM - Associação de Municípios da Ilha de S. Miguel e o Grupo Bensaúde - Varela & Cª Lda, o que resulta na implementação de dez novos centros de recepção para este tipo de resíduos, distribuídos pelas nove ilhas dos Açores (Flores – Santa Cruz das Flores, Varela & Cª Lda, Santa Maria – Vila do Porto, Varela & Cª Lda, S. Jorge – Velas, Varela & Cª Lda, S. Miguel – Ponta Delgada, Varela & Cª Lda. e Associação de Municípios da Ilha de S. Miguel, Corvo – assegurado pelo CR da ilha das Flores, Faial – Horta, Varela & Cª Lda, Pico – São Roque do Pico, Varela & Cª Lda, Graciosa – Santa Cruz da Graciosa, Varela & Cª Lda, Terceira – Varela & Cª Lda, Parque de Contentores da empresa Bentrans – Carga e Transitários, SA, Castelinho, Angra do Heroísmo).
Actualmente, a Amb3e dispõe já de mais de 30 centros de recepção distribuídos por todo o país, contando ter implementada uma rede de 250 centros que, conforme estipulado na licença que lhes foi atribuída, garantirá a cobertura integral do território nacional, num período não superior a 18 meses.
Com 60 associados e mais de 400 empresas aderentes a Amb3e é já responsável por 75 por cento do mercado português. A sua parceria com entidades de gestão de resíduos, operadores logísticos e de tratamento de REEE, permitirá contribuir, com a sua quota-parte, para os objectivos nacionais definidos (4 kg/hab/ano).