Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mercadona chega a Portugal em 2019
2016-06-23

A Mercadona vai iniciar o seu processo de internacionalização com a abertura, em 2019, das primeiras lojas em Portugal.

O Comité de Direção da empresa acordou, na reunião de junho, aprovar o início da expansão da Mercadona para o mercado português. Numa primeira fase, o objetivo da empresa é a instalação de quatro supermercados, num investimento inicial de 25 milhões de euros. Prevê-se a criação de 200 postos de trabalho. “Portugal é uma grande oportunidade para iniciar o crescimento internacional da empresa e um país com o qual podemos aprender tanto com o consumidor como com o sector altamente competitivo da distribuição. A possibilidade de contribuir para o progresso económico e social do país e para o desenvolvimento do sector agro-alimentar é um desafio emocionante e uma aspiração de todos nós que fazemos parte do projeto Mercadona e que o sentimos como um compromisso”, afirma o presidente da empresa, Juan Roig.

Para este objetivo, a Mercadona pretende iniciar contactos institucionais e trabalho de campo, bem como começar a identificar os locais mais adequados para as primeiras quatro unidades. A cadeia de supermercados espanhola já comunicou às autoridades portuguesas a decisão de estabelecer o seu projeto empresarial no mercado português.

A escolha de Portugal por parte da Mercadona para iniciar o seu plano de expansão internacional foi determinada pelo facto de ser um mercado próximo, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa.

A Mercadona é a empresa líder no sector da distribuição alimentar em Espanha. De origem familiar, manteve um crescimento sustentável com base num modelo de gestão próprio, orientado para “O Chefe”, como internamente a empresa trata o cliente. A Mercadona é uma empresa de capital familiar fundada, em 1977, dentro do Grupo Cárnicas Roig. Em 1981, Juan Roig assumiu a direção da empresa, que iniciou a sua atividade como entidade independente. O presidente e a sua esposa, Hortensia Herrero, que é vice-presidente da empresa, são os principais acionistas com mais de 80% do capital.

Em 2015, a Mercadona alcançou uma faturação de 20.831 milhões de euros. Atualmente, tem 1.587 supermercados e uma força de trabalho de 76 mil colaboradores. É responsável por 1,8% do Produto Interno Bruto espanhol, cerca de 19.500 milhões de euros, e também por 3,8% dos postos de trabalho criados em Espanha, num total de 640 mil empregos. Recentemente, foi destacada, juntamente com 16 outras empresas, pelo seu modelo de inovação, no qual participam ativamente os clientes da cadeia de supermercados espanhola.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos