Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Empresário português premiado na entrega de prémios do Grupo DIA
2016-06-06

Diamantino da Mota Areia recebeu o prémio para Melhor Franquia Internacional nos III Prémios aos Melhores Franquiados, entregues no final de maio pelo Grupo DIA, na Casa de América de Madrid. Os galardões foram entregues por Ana María Llopis, presidente não executiva do Grupo DIA, e Ricardo Currás, conselheiro delegado.

Estes prémios reconhecem o trabalho desenvolvido pelos franquiados em cinco categorias, designadamente Cliente, Eficácia, Iniciativa, Respeito e Equipa, aos quais se junta este ano uma menção à Melhor Franquia Internacional, categoria que premiou o empresário português Diamantino da Mota Areia.

Com mais de 20 anos de experiência como franquiado do Grupo DIA, Diamantino da Mota Areia foi o primeiro franquiado nacional da companhia com a abertura da sua primeira loja em Meirinhas, em novembro de 1996. Atualmente, este empresário detém uma empresa familiar que opera oito lojas na região centro do país, sendo um dos mais destacados empreendedores do universo de franquiados do Grupo DIA em Portugal.

O prémio Cliente foi entregue a Ramón Abril, Fructuoso Abril e José Antonio Abril, de Zafra e Llerena, em Badajoz. Com um largo trajeto como franquiados da DIA há mais de 17 anos, os irmãos Abril gerem as lojas DIA Maxi de Llerena e Zafra.

O galardão Eficácia foi entregue a Yolanda Blanco e Verónica Serrano, de Maçanet de la Selva, em Girona. Ambas eram funcionários do Grupo DIA antes de apostarem no seu próprio negócio. Com uma equipa formada por sete pessoas, souberam adaptar-se internamente às mudanças sugeridas pela companhia para melhorar as suas vendas. Contam com um estabelecimento de 280 metros quadrados de superfície de venda e com uma alta afluência de clientes.

Susana Martínez, de Jaén, que recebeu o prémio Iniciativa. Começou a trabalhar como caixa do Grupo DIA, em 2001. Dois anos volvidos, ascendeu a responsável de loja, um dos postos de responsabilidade que desempenhou até 2011, quando iniciou o seu percurso como franquiada. Em 2012, o seu marido juntou-se ao projeto, trabalhando a seu lado. Recentemente abriu uma segunda loja.

O prémio Respeito foi entregue a Dongning Mu e Jianjun Li, de Madrid, um casal que já leva mais de duas décadas em Espanha. Souberam lidar com a abertura de estabelecimentos da concorrência a apenas 500 metros, tendo que ajustar os seus gastos para manter o rendimento.

O Grupo DIA reconheceu com o galardão Equipa o trabalho de Daniel Alonso Mancebo e Maximina Feito, de Navaluenga, Ávila. Estes empreendedores vieram do negócio da hotelaria quando regressaram a Navaluenga, para abrir uma franquia DIA em 1994.

Tarancón, na província de Cuenca, viu abrir as portas da primeira franquia DIA em fevereiro de 1989. Passados 27 anos, o Grupo DIA posicionou-se como a empresa espanhola com mais franquias em todo o mundo e a terceira a nível europeu no sector da alimentação. Cerca de 48% do total de lojas do Grupo DIA são geridas sob o formato de franquia, o que pressupõe mais de 3.700 estabelecimentos nos cinco países nos quais mantém operações (Espanha, Portugal, Brasil, Argentina e China).

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos