Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

38% do total de pagamentos feitos na Europa serão digitais
2016-04-07

A MasterCard prevê que, em 2020, 38% dos pagamentos feitos na Europa sejam digitais.

Com o MasterCard Digital Enablement Service (MDES), será possível dar resposta à alteração nos comportamentos do consumidor e permitir pagamentos digitais em qualquer dispositivo comercial, através da introdução de normas de tokenização adaptadas à indústria.

Os serviços de carteiras digitais (Wallet) foram lançados nos Estados Unidos da América em 2014 com o Apple Pay. Hoje, os emissores de cartões e fornecedores destes serviços contabilizam vários projetos baseados no MDES em desenvolvimento, em mais de 18 países na Europa. No Reino Unido, o MDES já conecta os bancos, representando mais de 70% dos titulares de conta da Apple Pay. Entre os operadores de carteiras digitais que estão ligados ao MDES encontram-se a Google, que anunciou recentemente a sua intenção de lançar o Android Pay no Reino Unido. “O MDES é o elemento que serve de base a muitos dos desenvolvimentos em que temos vindo a apostar para oferecer transações digitais seguras, que permitem aos consumidores pagar onde e como desejam, de forma tranquila, sabendo que a informação sobre os seus pagamentos e transações estão protegidas,” explica Paulo Raposo, Country Manager da MasterCard Portugal.

O MDES foi lançado em 2013 e constitui a base dos pagamentos digitais seguros, certificando os mais altos níveis de segurança, independente da forma como se efetuam os pagamentos. O lançamento do Apple Pay em 2014 incorporou o MDES na carteira digital da Apple, seguindo-se posteriormente a adoção da plataforma pelo Samsung Pay e pelo Android Pay.

Além das carteiras digitais, a MasterCard tem vindo a cooperar com emissores e comerciantes das mais diversas dimensões para lhes oferecer o acesso a serviços de tokenização baseados no MDES Express e no MDES para comerciantes. O MDES Express representa uma evolução crítica para o serviço, ao simplificar o processo de adjudicação entre as instituições financeiras e serviços de pagamentos digitais. O MDES para comerciantes oferece segurança baseada na tecnologia EMV (chip) para transações com cartões. O serviço ajuda os comerciantes a minimizar transações fraudulentas e respetivos custos associados, como o armazenamento dos números do cartão, e tem o potencial de melhorar as taxas de aprovação.

A plataforma também tem sido utilizada para permitir pagamentos de um vasto conjunto de produtos de consumo em categorias como a automóvel, moda, tecnologia e "wearables", oferecendo maior liberdade aos consumidores ao permitir-lhes escolher os dispositivos mais convenientes e com o maior nível de segurança quando fazem as suas compras. No Mobile World Congress em 2016, a MasterCard e a Coin anunciaram um programa para developers com o objetivo de potenciar a integração de soluções de pagamentos em wearables e reduzir as barreiras à entrada para fabricantes de dispositivos. “À medida que o ecossistema de pagamentos se altera do plástico para o digital e que aumenta a facilidade de acesso dos consumidores a uma variedade de "gadgets" e dispositivos para efetuarem os seus pagamentos, a MDES oferece segurança em toda a cadeia de valor, assegurando que os emissores, comerciantes e consumidores têm acesso à forma mais segura de efetuar os seus pagamentos,” conclui David Dechamps, Diretor de Digital Payments Europe da MasterCard.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos