O Conselho de Administração do Grupo Metro está a preparar a divisão da empresa em duas entidades distintas, uma central de compras e alimentação especializada e uma de eletrónica de consumo e serviços.
Neste sentido, na primeira ficarão integrados os negócios Metro, Makro e entidades associadas, como os hipermercados Real, ao passo que na segunda se integrará a Media-Saturn e todo o seu portfólio de formatos de retalho e gamas.
Ambas as empresas terão o seu próprio perfil, stock, órgão de gestão e supervisão e estratégia corporativa. Segundo fontes do Grupo Metro, deste modo, “aumentará o foco no cliente, acelerará o crescimento, simplificar-se-ão as estruturas e ganhar-se-á excelência operacional”.
Esta divisão ganhará corpo em meados de 2017. A direção da central de compras e alimentação estará entregue ao atual CEO do Grupo Metro, Olaf Koch, e a da empresa de eletrónica de consumo a Pieter Haas, atual CEO da Media-Saturn e membro do Conselho de Administração. “Nos últimos anos revitalizámos a base do nosso negócio e equilibrámos as nossas contas. As divisões de central de compras, alimentação especializada e eletrónica de consumo continuaram a crescer, o suficiente para que possam avançar de modo independente”.