A IKEA abriu finalmente a sua loja em Casablanca, Marrocos. Com 27 mil metros quadrados, o ponto de venda está localizado na zona industrial de Zenata, no norte de Casablanca.
Num investimento de 40 milhões de euros, a loja foi construída segundo um sistema específico e com materiais que permitem poupar no consumo de água e energia. É gerida por profissionais espanhóis e emprega 400 trabalhadores, quase todos marroquinos.
Segundo Marcos Agudo, diretor geral da IKEA Marrocos, o projeto resulta de três anos de análise do mercado local que, no seu entende, tem um grande potencial. O gestor espera que no primeiro ano esta loja receba, pelo menos, milhão e meio de clientes.
O ponto de venda disponibiliza oito mil referências, das quais, mais de mil possuem preços mais baixos que na Europa.
Esta inauguração coloca um ponto final num conflito com as autoridades marroquinas que durou mais de cinco meses. Esta loja estava prevista abrir em finais de setembro, mas o Governo local proibiu a sua abertura poucas horas antes da inauguração, alegando a falta de um certificado de conformidade urbanístico, embora se aleguem motivações políticas, nomeadamente o projeto-lei do Governo sueco para reconhecer a República Árabe Saharaui.