A Bosch lançou a sua própria Cloud de serviços baseados na Web. Localizada na Alemanha, a Bosch IoT Cloud permite à fabricante tornar-se num fornecedor de serviços completo para a conectividade e Internet das Coisas.
A Bosch reclama ser a única empresa do mundo ativa nos três níveis da Internet das Coisas. O grupo oferece tecnologias chave que permitem conectividade, como sensores e software e está também a desenvolver novos serviços com base nisto. A Bosch IoT Cloud inclui a infraestrutura técnica, assim como as ofertas de plataforma e software. Inicialmente, será utilizada para processos internos, mas a partir de 2017 estará disponível como um serviço para outras empresas.
O núcleo de software da Bosch IoT Cloud é a própria Bosch IoT Suite da empresa, que identifica qualquer objeto que esteja ligado à Internet, organiza a troca de dados e permite uma multiplicidade de serviços e modelos de negócio. Segundo assegura a Bosch, a Bosch IoT Suite é “o cérebro do mundo conectado e oferece todas as funções necessárias para ligar os dispositivos, os utilizadores e as empresas”.
As regras para a tomada de decisões podem ser aqui armazenadas. Por exemplo, podem ser estabelecidos padrões de desgaste que devem ser reportados para adotar as correspondentes ações preventivas de serviço nas máquinas. A Bosch e os seus clientes já utilizam muitas soluções e projetos baseados nesta plataforma e atualmente está ligados mais de cinco milhões de dispositivos e máquinas.
A empresa está a implementar vários produtos e soluções para o mundo conectado. O Bosch Smart Home System, por exemplo, pode indicar aos utilizadores sobre a temperatura atual na sua casa e permitir-lhes fazer alterações enquanto conduzem, por exemplo, a caminho de casa.