O Grupo Deutsche Post DHL aumentou as receitas em 2015 e atingiu o lucro operacional previsto.
No seguimento de um quarto trimestre no qual se verificou um crescimento notável, operacionalmente o melhor no histórico da empresa, o EBIT consolidado, referente a 2015, ascendeu a 2,41 mil milhões de euros.
A contribuição do negócio Post – eCommerce – Parcel (PeP) para o EBIT ascendeu a 1,1 mil milhões de euros, tal como previsto, e as unidades de negócio da DHL geraram um lucro operacional de 1,66 mil milhões de euros. “Em 2015 registámos um progresso significativo relativamente aos objetivos estratégicos definidos. Trabalhámos arduamente ao longo do ano para traçar um caminho futuro de crescimento sustentável. Os resultados positivos alcançados no quarto trimestre confirmam a força do nosso negócio. Estamos no caminho certo para firmemente prosseguirmos a nossa estratégia”, afirma Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL.
A unidade de negócio DHL Express registou um aumento de receitas e lucros. As receitas cresceram na ordem dos 9,4% para 13,7 mil milhões de euros. Tendo em conta os ajustes cambiais o aumento foi de 2,3%. Mais uma vez, o principal impulsionador deste crescimento registou-se no transporte expresso internacional, no qual os volumes aumentaram 8,7%, face ao mesmo período do ano anterior. O EBIT da unidade de negócio DHL Express aumentou 10,4% para 1,4 mil milhões de euros.
Para reforçar o seu foco no crescimento sustentável, o Grupo aumentou os seus investimentos nas quatro áreas de negócio na ordem dos 7,9%, para 2,02 mil milhões de euros. Em 2016, prevê-se um investimento na ordem dos 2,2 mil milhões de euros.
Para 2016, o Grupo Deutsche Post DHL mantém a previsão de crescimento do EBIT para valores entre os 3,4 e 3,7 mil milhões de euros. Para o efeito, espera-se que a unidade PeP contribua em mais de 1,3 milhões de euros, nos lucros de 2016, e as restantes unidades de negócio DHL entre os 2,45 e 2,75 mil milhões.
O grupo prevê também um aumento médio do lucro operacional, na ordem dos 8% ao ano, durante o período de 2013 a 2020, com as unidades de negócio da DHL a contribuir com um crescimento médio do EBIT de 10% ao ano. O lucro operacional para o negócio PeP deverá aumentar em média cerca de 3% ao ano.