A BestSell, a mais recente central de compras de electrodomésticos, reuniu hoje, dia 20 de Março, no hotel Tivoli Tejo, em Lisboa, os representantes das principais marcas e parceiros para a sua apresentação oficial ao mercado.
Num evento patrocinado pelo grupo SEB, BSH e Samsung, a BestSell deu a conhecer, pela voz de João Catalão, administrador do grupo BusinessUp, onde se integra a SalesUp, empresa responsável pelo desenvolvimento do conceito, os caminhos que, nos últimos 19 meses, mediaram a manifestação da vontade de formar um novo interlocutor no mercado dos electrodomésticos e a criação da nova central.
Tudo começou em Agosto de 2005, quando a SalesUp foi convidada pela CEPA a desenvolver uma análise de viabilidade de mercado do seu projecto. Foram entrevistados 47 comerciantes independentes e questionados sobre os motivos pelos quais não aderiam a uma central de compras. Os resultados do estudo conduziram, no final desse ano, à desmembração da CEPA e despontaram a vontade de criar uma nova central em Portugal, que, segundo João Catalão, "ao contrário de outras propostas já existentes, não está orientada para a compra mas sim para a venda".
Nascida com onze empresários devidamente reconhecidos no mercado (Álvaro Silva da Álvaro Electrodomésticos, António Maio da Electrosacavém, Rui Adão da Adão Móveis, César Ribeiro da Loja Sol, Mário Rodrigues da Supermanos, Leopoldo Neves do Vídeo Clube Francar, Fernando Ramirez da Evoracor, José Abreu da Tomarel, José Pereira da Elourém, Manuel Monteiro da Montiléctrica e Adriano Reis da Mafricentro), a BestSell assenta numa gestão profissional, estando a sua direcção executiva entregue a João Medeiros, também ele reconhecido pela sua experiência no mercado dos electrodomésticos. A central tem por estrutura uma sociedade anónima, pelo que os seus membros são todos accionistas, de igual forma, facto que é reconhecido nos estatutos.
Ambicionando crescer de forma sustentada, a BestSell vai agora promover duas apresentações direccionadas ao retalho para dar a conhecer o projecto e a sua proposta de valor. Como explica João Catalão, os desafios a que a nova central se propõe passam por “proporcionar condições de venda que permitam obter justos níveis de rentabilidade e sustentabilidade”. Paralelamente, assumindo uma atitude de mercado proactiva, a BestSell pretende, ainda, “proporcionar aos seus accionistas uma insígnia capaz de se impor no mercado” e projectar-se no futuro, onde a aposta na formação contínua se afigura de estratégica. Sendo, por outro lado, uma central orientada para o sell-out, a BestSell sublinha ainda que se quer constituir como um parceiro de referência dos fornecedores e das suas marcas.
Para já, a empresa espera uma parceria com as principais marcas, facto que foi realçado por João Medeiros, garantindo que a BestSell conta inequivocamente com todas as marcas e fornecedores a operar no mercado português.
Conheça em primeira mão a estratégia, os objectivos e os desafios da BestSell, numa entrevista com João Medeiros, director executivo, na secção de Reportagens e veja todas as fotografias da apresentação oficial no Banco de Imagens