A IKEA inaugurou a quarta loja em Portugal, que resulta de um investimento direto de 25 milhões de euros e integra o centro comercial Nova Arcada.
A inauguração ao público do IKEA Braga foi presidida pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. Participaram também a embaixadora da Suécia em Portugal, Caroline Fleetwood, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e a responsável máxima da IKEA Portugal, Christiane Thomas. As portas abriram ao público às 10 horas, momentos depois do corte de um tronco de madeira, tradição sueca que simbolicamente substitui o corte da fita inaugural. “O Grupo IKEA tem uma relação especialmente importante com Portugal. O nosso país é parceiro de negócio, fornecedor e, simultaneamente, uma plataforma de produção e exportação, a partir das unidades industriais em Paços de Ferreira. A IKEA é um modelo para empresas de diferentes sectores não só em termos de inovação, mas também de responsabilidade social”, comentou Manuel Caldeira Cabral.
A loja apresenta-se aos consumidores portugueses com um conceito inovador: dois pisos com linhas de caixa e seis entradas diretas para o shopping oferecendo uma experiência de compra mais direta. A nova loja criou 250 novos postos de trabalho diretos na região, conta com mais de oito mil artigos de design, numa área de 22 mil metros quadrados, com 47 ambientes de inspiração sueca criados especificamente para responder aos desafios das casas do norte do país.
Christiane Thomas, Retail Manager da IKEA Portugal, afirma que, “com quatro lojas e três fábricas em Paços de Ferreira, o Grupo IKEA emprega atualmente mais de três mil colaboradores em Portugal, atuando também na criação de emprego de forma indireta, através de parcerias estratégicas com empresas portuguesas, de como é exemplo o projeto IKEA Braga”.