Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas do DIA caem 6% em Portugal
2016-02-25

O Grupo DIA registou em 2015 um valor de vendas brutas sob insígnia de 823,5 milhões de euros em Portugal, o que se traduz numa perda de 6% em vendas face a 2014.

Esta queda deve-se, de acordo com Amando Sánchez, diretor corporativo do grupo retalhista e responsável pelo mercado português, à redução do número de lojas, no âmbito da transformação do negócio em Portugal. "O grupo decidiu que era necessário transformar completamente o negócio em Portugal e que as lojas que não pudessem ser convenientemente enquadradas quer no formato de proximidade Minipreço Market quer no formato de atração Minipreço Family seriam encerradas", explica o gestor.

De facto, a insígnia concluiu 2015 com menos 13 lojas em Portugal. Apesar de ter aumentado o número de lojas próprias, foram encerradas 28 franquias, o que contribuiu para este saldo negativo face ao ano anterior.

O Grupo DIA acredita, contudo, que no segundo trimestre deste ano, as vendas, tanto em Portugal como em Espanha, regressem a terreno positivo. Segundo Amando Sánchez, a melhoria das vendas observada, a nível ibérico, no quarto trimestre de 2015 também pode ser detetada, de forma isolada, no mercado português "e estão a ser dados muitos passos para que se regressem aos crescimentos".

De resto, aceitação dos consumidores portugueses aos novos formatos está a ser positiva, observando-se já um crescimento de 10% nas vendas das lojas de proximidade que já foram remodeladas e de 30% a 40% nas lojas de atração.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos