A Jungheinrich criou um novo empilhador combinado para corredores estreitos. O modelo EKX 514-516 (order picker/empilhador trilateral elétrico) consegue elevar cargas de 1.600 quilogramas até 17,5 metros de altura e será oficialmente apresentado ao mercado na LogiMAT 2016, a decorrer em Estugarda de 8 a 10 de março.
Este modelo possui uma tecnologia de motores totalmente redesenhada e uma gestão de energia eficiente. Além disso, a construção leve em aço resistente assegura uma redução do peso em 150 quilogramas. “Dessa forma, podemos garantir que o novo empilhador consegue trabalhar de forma eficiente e rentável durante dois turnos com apenas uma carga da bateria”, afirma Klaus-Dieter Rosenbach, membro do conselho de administração, áreas de sistemas logísticos da Jungheinrich. Com uma operação em dois turnos, evitam-se as baterias de reserva, as estações de carga e o equipamento dispendioso, bem como o pessoal para a mudança da bateria.
A nova tecnologia de motores permite que cerca de 93% da energia seja convertida em potência, pelo que as perdas de energia foram reduzidas para metade. “Isso significa que, em comparação com o modelo precedente, foi possível reduzir novamente o consumo de energia em 15%”, adianta Klaus-Dieter Rosenbach.
Com esta série, a Jungheinrich apresenta pela primeira vez um sistema patenteado de amortecimento de vibrações. Com o módulo de potência opcional Floor Pro são reduzidas as vibrações laterais do mastro de elevação e da cabine em pisos desnivelados e não concebidos para empilhadores de corredores estreitos.
O sistema oferece a possibilidade de conduzir em segurança e com velocidade até 30% mais elevada, mesmo em pisos não adequados. Adicionalmente, a carga e o equipamento são protegidos e a necessidade de manutenção é reduzida. Com o novo módulo, é possível trabalhar de modo seguro e eficiente em pisos que tenham sido concebidos apenas para empilhadores de mastro retráctil, mesmo com empilhadores para corredores estreitos, com elevações até 10 metros.
O novo EKX 514-516 contém vários módulos para a integração no processo. Estes incluem tecnologia RFID, medição redundante da altura e da distância, bem como interface de logística. Com a utilização da navegação no armazém da Jungheinrich Warehouse Navigation (disponível como opção), com abordagem semiautomática do destino, é possível alcançar, na prática, aumentos de potência até 25%. Com a combinação de sistemas de assistência inteligentes e dos motores de sincronização por relutância, a Jungheinrich deu um passo significativo para melhorar, ainda mais, a eficiência energética, estando bem equipada para os desafios futuros do intralogística 4.0.