Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Autoridades norte-americanas bloqueiam a fusão entre a Staples e a Office Depot
2016-02-11

As autoridades da concorrência norte-americanas bloquearam a fusão entre a Staples e a Office Depot. Segundo o regulador, o negócio reduz significativamente a concorrência no mercado do equipamento de escritórios, uma vez que estas duas insígnias são os maiores concorrentes.

É uma repetição do que aconteceu há quase duas décadas, quando a FCT também bloqueou os esforços da Staples para se fundir com a Office Depot. Na altura, a razão apontada para o veto era a sobreposição de pontos de venda.

A Staples e a Office Depot irão agora a uma audiência, agendada para 10 de maio, para demonstrar que a decisão da FCT se baseia numa análise errada da paisagem competitiva em que as duas insígnias se movem. Até porque a opção agora tomada contradiz a que foi feita para a fusão entre a Office Depot e a OfficeMax, em 2013, quando a FCT declarou que se tratava de um mercado muito competitivo.

A Staples e a Office Depot pretendem demonstrar que as autoridades subestimam o efeito disruptivo dos novos concorrentes da economia digital e ignoram a concorrência que a primeira enfrenta por parte de vários operadores, incluindo os fabricantes que vendem diretamente os seus produtos aos clientes.

Com a cortesia da Grande Consumo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos