Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
58% dos consumidores pagariam mais por produtos de empresas socialmente responsáveis
2015-10-14

Os produtos de marcas socialmente responsáveis são valorizados por 58% dos consumidores, que os incluem no seu cabaz de compras, mesmo que isso lhes custe mais dinheiro, de acordo com o relatório "O consumidor perante a responsabilidade social corporativa das marcas" elaborado pela Nielsen.

O consumidor procura, principalmente, a melhor relação qualidade/preço quando faz uma compra, um fator decisivo para três em cada quatro portugueses. Outros aspetos determinantes no momento de decisão por um ou outro artigo são que esteja em promoção (65%), que tenha grande qualidade (62%) e que tenha benefícios saudáveis e a nível nutricional (54%).

Assim, segundo o relatório da Nielsen, o fator ambiental assume-se determinante para quase 30% dos consumidores, seja pela marca que é reconhecida pelo seu compromisso com o meio ambiente ou pelas suas embalagens serem ecológicas.

Num mercado emergente, como é o das marcas com forte compromisso social e ambiental, a Nielsen sugere os requisitos que devem possuir as empresas para impulsionar esta atividade. O primeiro é direcionar o foco para os jovens, sobretudo para a geração “millenials” e geração Z, que formam um grupo de consumidores muito envolvidos. Um segundo requisito é a relevância que os valores sociais imputam às marcas quando se trata de conquistar a confiança dos consumidores. Na verdade, essa confiança é fundamental no linear, aquando da decisão de compra, para 54% dos portugueses.

Outros aspetos a ter em conta são a definição do propósito social da empresa de uma forma credível e com um retorno de alto valor para a sociedade. É também importante a sustentação deste esforço através do planeamento de marketing, segmentando a sua estratégia de acordo com critérios geográficos, populacionais e de produto.

Segundo o diretor da Nielsen Ibéria, Gustavo Núñez, “o consumidor valoriza muito as marcas que incorporam atributos social e ambientalmente mensuráveis e, tal como vimos, cerca de seis em cada dez estão dispostos a pagar mais para incluir estes produtos nas suas compras. Contudo, ainda existe margem para melhorar a disponibilidade no mercado de produtos com selos de certificação social e ambiental e, também, o próprio conhecimento sobre esses mesmos certificados”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos