Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

81% dos “shoppers” já se depararam com ruturas de stock
2015-10-12

Cerca de 81% dos “shoppers” confirmam ter sofrido uma situação de rutura de stock numa loja física nos últimos 12 meses. O que resulta em 55% de perda de vendas, de acordo com um estudo da GT Nexus.

A pesquisa conduzida nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha e França, apurou também que 65% dos compradores online também passaram por uma experiência de rutura de stock no último ano. As consequências podem ser prejudiciais para os retalhistas, já que 57% culpa o retalhista ou o fabricante quando um produto não está disponível. “Este estudo destaca uma lacuna na gestão de inventários que está a frustar os consumidores e a impactar a rentabilidade dos retalhistas”, comenta Kurt Cavani, fundador e director de estratégia da GT Nexus. “No atual ambiente competitivo, já é difícil o suficiente conseguir a atenção dos consumidores, mas conquistá-los e depois perdê-los devido a ruturas de stock é desastroso”.

No mercado norte-americano, por exemplo, 75% dos consumidores depararam-se com indisponibilidade de produtos nas lojas e 63% online nos últimos 12 meses. Em 38% dos casos, estas situações foram muito frequentes.

No total, o Grupo IHL estima que os retalhistas estão a perder 1,75 biliões de dólares por ano devido aos custos das ruturas de stock, juntamente com os excessos de stock e devoluções desnecessárias.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos