Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

CEO da Sonae SR apresenta estratégia omnicanal “The ‘where-it-matters´store”
2015-10-06

A conferência “The Everywhere Store” reuniu na semana passada, em Madrid, alguns dos maiores retalhistas mundiais da Europa, América Latina, África do Sul, Estados Unidos da América e Ásia. O evento, realizado pela Tlantic e apoiado pela IE Business School, teve como um dos principais oradores Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, que apresentou a sua visão sobre a emergência do omnicanal no setor do retalho. Masaaaki Imai, fundador do Kaizen Institute, Alan Jensen, CIO da Dansk Supermarked, e Leo Ponte, CIO da Adolfo Dominguez, foram outros dos oradores, a par de Mário Pereira, administrador responsável pela Worten.

A Sonae SR, área de retalho especializado da Sonae, apresentou a sua visão sobre a emergência do omnicanal no retalho a nível mundial, colocando o cliente como o epicentro da estratégia de desenvolvimento da empresa. Na apresentação denominada “The ‘where-it-matters´store”, Miguel Mota Freitas apresentou um modelo que conjuga lojas físicas cada vez mais atrativas e dotadas de serviços especializados, onde é valorizada a experiência de compra, com a disponibilização de canais alternativos, como o online, que oferecem ao cliente a oportunidade de escolher e comprar com total comodidade e no timing desejado, recebendo os seus produtos no momento e no local que mais lhe convier.

“O retalho está a evoluir para um modelo onde o mundo físico e o digital se fundem num só, proporcionando uma experiência de compra única do cliente. As lojas vão estar cada vez mais focadas no serviço distintivo e especializado aos clientes, com uma gama de produtos alargada pelos catálogos digitais e serviços de aconselhamento, e trabalharão em perfeita articulação com as plataformas online, onde o peso do móvel tem vindo a aumentar e onde a diferenciação acontecerá também pelo suporte dado ao cliente”, afirma Miguel Mota Freitas.

De acordo com dados divulgados na apresentação, o fenómeno de showrooming (pesquisa de produtos em loja física, para posterior aquisição online) tem vindo a ser substituído pelo webrooming (aquisição em loja após pesquisa do produto e preparação do processo de compra online), enfatizando o papel relevante da loja física como centro da estratégia de qualquer retalhista.

Nesse sentido, a implementação de estratégias ominicanal permite ao cliente, entre múltiplas outras coisas, saber, através das plataformas online, a disponibilidade de um produto numa loja, comprar online e levantar o produto num local que pode ser, ou não, uma loja, bem como potenciar os serviços de apoio pós-venda, entre muitas outras valências.

Miguel Mota Freitas conclui: “O modelo de retalho tradicional está a mudar e os retalhistas necessitam de se adaptar rapidamente. Na Sonae temos procurado liderar as novas tendências, reforçando o nosso investimento em inovação e tecnologia, criando novos conceitos de loja e plataformas de e-commerce para as nossas marcas e alterando processos de forma a responder ao grande desafio: servir os nossos clientes.”


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos