O grupo TNT aprovou um programa global de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) efectuadas pela empresa, designado “Planet Me”, no sentido de assumir a responsabilidade social da companhia no âmbito do combate ao aquecimento global do planeta e às respectivas consequências ambientais.
A TNT decidiu adoptar uma postura inovadora, estendendo a acção de redução de CO2 da própria empresa aos seus colaboradores, a título individual, e destes às respectivas famílias. A TNT vai assim contabilizar as emissões de dióxido de carbono da empresa, dos colaboradores e das respectivas famílias e tomar medidas tendentes à redução das emissões.
A implementação do Planet Me implica o desenvolvimento de acções para a redução do consumo de combustível nos aviões e viaturas, por exemplo, com os directores reduzirem as viagens de avião e passarem a reunir por videoconferência.
O Planet Me prevê também a substituição das actuais viaturas por automóveis híbridos, alterações nas instalações para reduzir o consumo de energia, adopção de medidas para reduzir o número de carros que os trabalhadores utilizam para se deslocar para a empresa, prémios para quem demonstrar reduzir os consumos de energia em casa, entre outros aspectos. Cada empregado e director será, portanto, responsável por reduzir também a nível individual a sua quota de emissões de CO2.
Como empresa dedicada aos transportes, incluindo a vertente aérea, a TNT pretende reduzir a sua “pegada ecológica” ao nível da utilização dos aviões, com medidas como a optimização da capacidade de carga e o estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas com o transporte aéreo.