Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
IPAM quer colmatar a falta de profissionais especializados em retalho e vendas
2015-09-09

O Retalho e as Vendas são áreas de atividade que carecem de profissionais com formação especializada. Esta lacuna foi detetada pelo IPAM - The Marketing School através de consultas efetuadas junto de um conjunto de entidades empregadoras e é o mote para o lançamento de dois novos cursos técnicos superiores profissionais (CTSP) na área do Retalho e das Vendas. O objetivo desta aposta é o de estabelecer uma estreita articulação entre o meio académico e empresarial de quadros qualificados nas áreas da promoção e vendas, que permita responder às necessidades do mercado a curto prazo.

O sector do comércio moderno tem tido um papel primordial na criação de riqueza e na contribuição para a sustentabilidade e recuperação da economia portuguesa. É responsável por 480 mil postos de trabalho, dos quais cerca de 100 mil são colaboradores das empresas da grande distribuição. Dirigido por José António Rosseau, que assumiu durante trinta anos a função de director geral da APED, o Curso Técnico Superior Profissional em Marketing do Retalho pretende proporcionar ao setor uma oferta de competências mais orientadas para as especificidades do negócio. A formação – que decorre em regime de part-time e full-time, ao longo de dois anos, em Lisboa – disponibiliza 22 vagas e tem protocolos de estágio firmados com empresas como a Axa Portugal, Sogenave e Pollux. CIP, APED, Confederação do Comércio e Serviços Portugal e FIPA são quatro das entidades que emitiram pareceres favoráveis ao lançamento desta formação.

Novo curso em vendas para requalificar equipas comerciais

No que concerne ao setor das vendas, área em que incide o segundo CTSP que o IPAM se prepara para lançar, estima-se que em Portugal existam 700 mil comerciais. Em larga medida devido ao advento do digital, o mercado das vendas está a mudar e as vendas estão cada vez mais a operar no modelo “C2C”, abandonando as tradicionais relações “B2B” e “B2C”. Com a conjuntura económica e as alterações da relação com o consumidor, altera-se também o perfil de comercial que as empresas e o mercado necessitam.

Pedro Aguiar, diretor do CTSP em Vendas, enumera a primeira característica que o “comercial dos novos tempos” deve possuir e que o novo curso do IPAM quer instituir: “O vendedor tem de dominar uma técnica e de limitar a margem de criatividade e de, mais importante, estabelecer uma relação sólida e de confiança com o cliente”. E deixa um aviso: “Há que abandonar a cultura de desenrasca e de dar a volta ao cliente. Vender é uma técnica, não uma arte”. O curso dfisponibiliza 35 vagas, decorre no Porto, em regime de full-time e part-time. Fruut, Salvador Caetano e Âmbar são algumas das empresas com as quais o IPAM tem parceria firmada para a realização do estágio que antecede a conclusão do curso.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos