Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Regresso às Aulas: vestuário e calçado encabeçam a lista de compras
2015-09-02

No seu mais recente estudo, o Observador Cetelem procurou saber o que compram os portugueses no Regresso às Aulas. Tal como nos anos anteriores, o vestuário e calçado, as despesas de educação e os artigos de desporto lideram as intenções de compra das famílias por esta altura. O estudo revela ainda que, face a 2014, verifica-se um aumento das intenções de consumo em praticamente todas as categorias.

Para preparar o início do novo ano letivo, a maioria dos consumidores portugueses tenciona fazer gastos em vestuário e calçado (85%), despesas de educação (78%) e equipamento e artigos de desporto (73%).

De uma forma geral, existe um aumento das intenções de compra, com exceção de duas categorias de consumo. Os artigos de informática (exceto computadores) que, em 2014 reuniam 58% de intenções de compra, reúnem agora apenas 49%. Já os artigos de conforto para casa conquistam somente 29% de intenções de consumo, -5p.p que no ano passado.

«Pelo segundo ano consecutivo, verificamos um aumento das intenções de compra em praticamente todas as categorias. A economia dá sinais de retoma e os consumidores portugueses estão mais confiantes, o que se traduz num aumento do consumo», explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Esta análise foi desenvolvida em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um questionário por estruturado de perguntas fechadas, a 600 indivíduos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. O inquérito foi realizado entre os dias 15 e 19 de maio e o erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos