Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugueses com baixa propensão de compra mas com estado de espírito positivo
2015-07-15

Segundo o estudo GfK Consumer Climate EU28 , Portugal ainda não prevê um aumento dos rendimentos e, em comparação com o primeiro trimestre, as expectativas económicas do consumidor português diminuiram ligeiramente no segundo trimestre ficando nos 15,2 pontos (-0,6 pontos). No entanto, o estado de espírito dos consumidores portugueses manteve-se globalmente positivo no que diz respeito às tendências económicas de seu próprio país.

O humor positivo dos consumidores portugueses no que diz respeito à situação económica não se reflete nas suas expectativas de rendimento. Em março, o indicador estava em 4,7 pontos, mas, desde então, perdeu 3,8 pontos, caindo para 0,9 pontos em junho. Mesmo assim as expectativas de rendimentos ainda estão significativamente acima das do do ano anterior (junho de 2014: -16,7 pontos).

À luz do nível de desemprego, os consumidores portugueses continuam a apenas conseguir suportar as necessidades diárias pois o dinheiro continua a não estar disponível para grandes compras. A propensão a comprar em junho estava em -24 pontos, que foi apenas ligeiramente melhor que os resultados de março (-24,5 pontos).

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos