Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

PHD lança livro sobre o impacto da Inteligência Artificial na Publicidade e no Marketing
2015-07-13

A PHD lança hoje um livro sobre o impacto da Inteligência Artificial no mundo da Publicidade e do Marketing. A publicação Sentience: The Coming AI Revolution and the Implications for Marketing revela que, no futuro, o marketing será trabalhado a pensar em algoritmos e não diretamente no consumidor.

As aplicações práticas da inteligência artificial resultarão numa reorganização radical da publicidade e do marketing, uma vez que no futuro os VPA (Virtual Personal Assistants) terão um papel preponderante na vida e nas opções de compra dos consumidores, sendo que muitas das escolhas feitas pelos VPA serão baseadas no que aprenderam sobre o consumidor. Quanto mais dependermos de software baseado em Inteligência Artificial (IA) para desempenhar tarefas, mais dependeremos da IA no futuro.

“Tudo indica que a IA vai interferir no dia-a-dia das empresas e das pessoas, que cada vez mais tomarão decisões com base em dados e algoritmos, sem a direta intervenção humana. Um processo que é extensível às marcas, ao marketing e às agências que necessitam começar desde já a pensar em novos formatos de comunicação e nos modelos de recolha e análise de dados que os suportarão.”, refere Sandra Alvarez, diretora-geral da PHD, em Portugal.

O Programmatic Buying, hoje em dia utilizado pela maior parte das agências de meios para servir publicidade para determinados perfis de audiências, é suportados por IA, mas no futuro esta tecnologia tornar-se-á cada vez mais sofisticada e a forma de pensar dos marketeers e das agências passará de pequenas decisões, como definir meios, suportes ou copies, para decisões de gestão de dados e desenvolvimento de tecnologia, aplicada aos novos modelos que surgirão. A otimização da comunicação das marcas, customizada a cada consumidor, dependerá da cada vez melhor aplicação da Inteligência Artifical aos modelos de compra de media.

O livro teve o preview no Festival Cannes Lions, no seminário da PHD, que teve como orador convidado Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web. "Para continuar a pertencer ao mundo dos negócios, é necessário fazer uso dos dados", afirma Tim Berners-Lee ao considerar um futuro onde a inteligência artificial impulsionará as decisões nas grandes organizações, embora descarte a visão estereotipada de robots físicos a circular no mundo.

Berners-Lee adverte que as empresas que não começarem a fomentar conteúdos na web vão ficar para trás no mercado onde operam.

O livro da PHD, Sentience: The Coming AI Revolution and the Implications for Marketing, está disponível para compra na Amazon, iBookstore e Google Play. O valor total da venda reverte a favor da UNICEF.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos