Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vulcano dá formação a jornalistas a propósito da nova Diretiva Energética (ErP-EuP)
2015-06-24

A Vulcan ministrou uma formação para jornalistas sobre a chegada da nova Diretiva Energética (Erp-EuP) no passado dia 22 de junho, reforçando assim o seu compromisso de apoio total nesta fase de transição e implementação. O programa baseou-se em fazer um enquadramento, e na explicação dos Regulamentos Aplicáveis, nas Fichas de Produto e de Sistemas e nas Etiquetas de Produto e de Sistema

Durante a formação foi abordada a forma como irão ser aplicadas as Diretivas de Ecodesign (ErP) e de Etiquetagem Energética (ELD), que entrarão em vigor dia 26 de setembro de 2015 e que obrigará a que todos os Sistemas de Aquecimento e Caldeiras cumpram certos requisitos de eficiência energética. A ErP surgiu num contexto de alterações climáticas global, com um incremento da contaminação e das emissões de CO2, uma forte dependência dos combustíveis fósseis e um aumento dos custos energéticos.

Para compensar a União Europeia fixou um compromisso ambiental 20/20/20 que espera cumprir até 2020 e que pressupõe um aumento de 20% da Eficiência Energética, uma redução de 20% das emissões de CO2 e um incremento de 20% de uso de Energias Renováveis.

Estas diretivas incidem sobre os seguintes produtos: Caldeiras, Bombas de Calor, Sistemas de Aquecimento, Esquentadores, Termoacumuladores Elétricos, Bombas de Calor de Água Quente, Depósitos, Sistemas Solares, Ar Condicionado, Bombas de Recirculação, Motores Elétricos, Estufas, Caldeiras de Combustíveis Sólidos e Aquecedores Individuais.

“Esta Diretiva supõe uma oportunidade na investigação e desenvolvimento em busca da eficiência de produtos, já que os nossos produtos para além de limitarem as emissões de CO2 e reduzir o consumo de energia, facilitarão os consumidores e instaladores na seleção de equipamentos mais eficientes e de acordo com a sua habitação e ajudarão a identificar mais rapidamente a sua prestação”, analisou Ismael Leite, Coordenador de Formação e Suporte Técnico - Vulcano.

A Diretiva sobre o desenho ecológico – Ecodesign (ErP) define os níveis mínimos de eficiência energética, as emissões máximas de NOx e o nível ruído.

Como complemento à ErP, em setembro entrará também em vigor a ELD, o Regulamento de Etiquetagem Energética dos produtos, uma diretiva que abrangerá os geradores de calor até 70kW e os depósitos até 500 litros e que deverão ser identificados com uma etiqueta de eficiência energética. Para realizar a identificação criaram-se sete classes de eficiência para os diferentes grupos de produtos que se denominarão com letras de A, que identifica os produtos com maior eficiência, a letra G, que acompanha os que cumprem o nível mínimo de eficiência. Esta classificação é também facilmente identificável por cores.

Nesta fase de transição e implementação que se aproxima, a Vulcano já está a reforçar o seu compromisso de Apoio Total. Através de um conjunto de ferramentas e serviços, assegura-se de que parceiros e clientes terão acesso a toda a informação e acompanhamento. Tal como foi aplicado nesta formação para jornalistas, que seguiu os moldes das que serão disponibilizadas a colaboradores e parceiros Vulcano durante este período.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos