Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Intermarché e Grupo DIA criam central para negociar compras em Portugal
2015-05-22

Intermarché, insígnia de supermercados que reúne empresários independentes, e o Grupo DIA, empresa do sector da distribuição alimentar, produtos domésticos, cosmética e saúde, decidiram criar uma central de negociação comum denominada CINDIA. Esta cooperação em condições paritárias diz apenas respeito a Portugal, excluindo quaisquer negociações internacionais.

A CINDIA está mandatada para negociar em exclusivo, já no corrente ano, com os maiores fornecedores de produtos de marcas nacionais e internacionais. O objetivo é o de otimizar as condições de aquisição para ambas as insígnias, melhorando em simultâneo a oferta de serviços aos fornecedores. O mandato de negociação confiado à CINDIA não abrange os produtos frescos tradicionais de origem agrícola e os produtos da pesca. Não cobrirá, tão pouco, negociações com PME.

Intermarché e o Grupo DIA continuarão a determinar com total independência as respetivas estratégias comerciais, e a concorrer efetivamente e com absoluta autonomia nos mercados retalhistas, designadamente no que respeita à política comercial e à gestão das próprias redes de pontos de venda.

Esta cooperação, através da central comum CINDIA, permitirá à Intermarché e à DIA competir mais eficazmente com as duas empresas que lideram o mercado da distribuição em Portugal, proporcionando assim vantagens qualitativas e quantitativas aos consumidores, e preservando a dinâmica concorrencial gerada pelas insígnias de ambos os grupos.

Nota: A Intermarché está presente em Portugal desde 1991. No 1.º trimestre de 2015, a Intermarché contava com 232 lojas. Em 2014, o volume de negócios da Intermarché em Portugal atingiu 1.346 millhões de euros.

O Grupo DIA está presente em Portugal desde 1993 com a insígnia Minipreço. No 1.º trimestre de 2015, a DIA contava com 630 lojas. Em 2014, o volume de negócios do Grupo DIA em Portugal atingiu 876 milhões de euros.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos