Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Media Saturn" de volta ao ataque" com nova estratégia
2015-05-07

“O retalho está de novo em jogo e a Media Saturn está de volta ao ataque", foi com estas palavras que Pieter Haas , membro do Conselho de Administração do Metro AG e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Media Saturn , comunicou a nova estratégia do grupo para os próximos cinco anos na conferência de imprensa internacional do grupo Metro que decorreu no dia 6 de maio, em Berlim.

Na base do otimismo do grupo está sobretudo a continuidade da tendência positiva de vendas que tem sido registada pela Media Saturn, concretizada num aumento das vendas de 5,2%, no segundo trimestre do ano, e de 4,8%, no semestre inteiro, atingindo os 12 mil milhões de euros.

O negócio da eletrónica de consumo, representado pela Media Saturn,teve um nício de ano positivo e tem sido crucial para o grupo, juntando a tendência positiva nas vendas a uma expansão real, aumentando também a sua quota de mercado em vários países. Na Alemanha, as vendas aumentaram 7%, atingindo os 2,4 mil milhões de euros e no resto da Europa Ocidental o crescimento das vendas rondou os 6,3%, capitalizando bastante do investimento realizado no online. As vendas online aumentaram cerca de 25%, durante a primeira metade do ano financeiro 2014/15, atingindo os 0.9 mil milhões de euros, o que significa já quase 8% das vendas totais da Media Saturn.

Em 2009, o Grupo Metro reviu a sua forma de trabalhar e criou uma nova fórmula que tem vindo a ser implementada, desde 2012, e que já deu origem a uma mudança drástica de estratégia pois, segundo Pieter Haas "o que era suposto matar o retalho é o que está hoje a ajudar a crescer. Passamos da era em que se pensava que o retalho estava condenado pelo digital para a fase de tornar o digital a grande oportunidade para os retalhistas, sendo o Click & Collect um modelo vencedor" afirma. Efectivamente, segundo a insígnia, 50% dos consumidores que compram online recolhem o produto nas lojas.

A nova estratégia que dá pelo nome de "360º Retail", sendo que a Media Markt e a Saturn têm como objetivo estar "anytime, anywhere" e o grupo aposta nos Pure Players e em novos formatos, ainda em desenvolvimento, que irão trazer inovação.

O objetivo é claro e passa por, segundo o responsável, "transformar a Media Saturn, até 2020, no grupo líder na Europa de soluções e serviços de tecnologia, com uma posição de mercado sustentável e rentável nos países selecionados". A estratégia para alcançar o objetivo recai na aposta na otimização e renovação das lojas, no seu portfolio e implementação das etiquetas eletrónicas. A criação de serviços de valor acrescentado centrados no consumidor, o desenvolvimento de novos canais, a integração de novos players e o desenvolvimento de novas ideias e modelos de negócio são as restantes propostas do grupo.

Quando questionado sobre as lojas portuguesas, Pieter Haas, afirmou que, apesar da Media Markt ter ainda pouco peso no mercado português, as lojas serão das primeiras a implementar a estratégia 360º Retail e que "Portugal é um dos países "em que temos a certeza de que a Media Markt vai crescer".

A Revismarket está a preparar um artigo desenvolvido com a estratégia do grupo a cinco anos que publicará brevemente, fique atento!


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos