Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Apenas 31% dos portugueses faz caça às promoções e compras de ocasião ou low cost
2015-04-28

Um estudo sobre a evolução dos comportamentos de consumo, realizado pelo Observador Cetelem do Consumo, revela que cerca de 77% dos portugueses afirmam negociar mais os preços do que há cinco anos, uma percentagem bastante acima da média europeia de 59%. Os consumidores nacionais são também os que prestam mais atenção aos preços desde a crise (91%), em comparação com uma média europeia de 83%. Paradoxalmente, os portugueses são também os menos propensos a fazer compras inteligentes, como caça às promoções e compras de ocasião ou low cost. Apenas 31% admitem fazê-lo mais do que há cinco, um valor consideravelmente abaixo da média europeia de 79%.

Além dos preços, os portugueses estão também entre os europeus que, desde a crise, mais atenção prestam à origem e composição dos produtos: cerca de 73% em comparação com uma média europeia a rondar os 67%. À frente de Portugal, neste critério, ficaram apenas a Roménia (86%), a Itália (83%) e a República Checa (75%).

Este estudo do Cetelem analisou ainda a preocupação dos consumidores com a proteção do meio ambiente no momento de compra. Cerca de 68% dos portugueses dizem prestar maior atenção ao impacto ambiental dos produtos do que há cinco anos atrás, uma percentagem que coloca Portugal no top 3 dos países mais preocupados com o impacto das suas compras no ambiente, apenas superado pela Itália (73%) e Hungria (69%).

O diretor de marketing do Cetelem, Diogo Lopes Pereira, conclui que “passados cinco anos desde o início da crise, nota-se uma grande evolução nas práticas de consumo dos europeus e especialmente nas dos portugueses. Hoje, os consumidores estão mais atentos ao preço, o que traduz a predominância da problemática das questões orçamentais. Mas além do preço, os portugueses estão também cada vez mais preocupados com a origem dos produtos e o impacto dos mesmos no ambiente, o que revela a adoção de um comportamento de compra mais responsável”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos