Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Whirlpool Portugal prepara processo de integração "sem perder uma única peça"
2015-03-13

Depois da aquisição da Indesit, a Whirlpool reuniu os dirigentes da região EMEA (Europa, Médio Oriente e Africa) num encontro com os 300 principais parceiros de distribuição de toda a região, imprensa e quadros diretivos internos.

Com esta fusão a Whirlpool Corp tornou-se a maior companhia de eletrodomésticos da Europa, reforçando também a liderança como a maior no mundo. A estratégia da empresa passa principalmente pela criação de valor e aproveitamento de sinergias entre as duas empresas. Segundo a presidente da Whirlpool EMEA, Esther Berrozpe Galindo, o processo de integração uniu dois líderes do setor com pontos fortes que se complementam em pontos como a inovação, a tecnologia e o reconhecimento de marca. “Os nossos parceiros irão beneficiar do posicionamento das marcas no mercado e os consumidores serão beneficiados com a inovação e as novas opções de produtos que iremos oferecer ao mercado” afirmou.

A integração entre dois grupos desta dimensão revela-se um verdadeiro desafio e será feita por fases, tendo já sido definida ao nível da cúpula diretiva. Cada país tem o seu diretor que já foi nomeado e que irá, nesta fase, gerir as duas empresas. Muitas questões se levantam neste processo desde a fusão logística em termos de instalações, armazéns, até aos recursos humanos e fornecedores comuns. A empresa ainda não comunica respostas concretas quanto a estes temas pois pretende estudar caso a caso e país a país, liderando o processo com o maior cuidado no sentido de não perder posição com mudanças demasiado rápidas.

Em relação ao posicionamento das três principais marcas, a estratégia passa por posicionar a marca Whirlpool como marca Premium, seguida pela Hotpoint e mantendo a marca Indesit como marca Value para toda a Europa. Cada país está a estudar cuidadosamente o posicionamento atual de cada marca em cada segmento de mercado para que a estratégia de posicionamento futuro possa ser incrementada de forma a reforçar a posição da empresa. A whirlpool salienta que esta estratégia será feita lentamente, principalmente aproveitando a entrada de novas gamas a médio-longo prazo, em cada marca.

Em relação a Portugal, o processo decorre em simultâneo com os restantes mercados; Hugo Silva market director Portugal, passa a dirigir as duas empresas, iniciando um processo de construção de sinergias entre as mesmas. Segundo o dirigente, com esta aquisição no mercado europeu, a Whirlpool Corp consolida a sua liderança mundial e agora europeia, atingindo uma facturação global de 25 biliões de USD, com um modelo de negócio futuro que permitirá gerir as 3 marcas presentes no mercado português com o posicionamento definido para cada uma delas, de forma sustentável e construtora de valor para a empresa e, obviamente, para os seus parceiros e consumidores.

Para o gestor, a integração das duas empresas é obviamente um processo internacional complexo e delicado, mas altamente motivante, que durará entre um a dois anos. “A Indesit, como a whirlpool detêm resultados financeiramente vencedores na Europa e em Portugal, pelo que pretendemos gerir as equipas e as marcas da mesma forma que até aqui, de forma a que não prejudiquemos as posições conseguidas nos últimos anos” afirma. Em relação à equipa nacíonal, a estratégia avançará de acordo com a estratégia internacional, sendo que Hugo Silva está consciente de que o marketing e as vendas são as partes mais delicadas mas também mais importantes do processo no sentido de não perder "uma única peça". Em suma, segundo o dirigente português, todas as mudanças serão estudadas atempadamente de forma a reforçar a posição das marcas e da empresa no mercado, aproveitando ao máximo as sinergias existentes e criando obviamente novas. "Acima de tudo importa construir as melhores e mais produtivas sinergias e know-how de ambas as empresas, processo esse que iniciámos desde o primeiro dia. Conduzidos pelos valores de referência da Whirlpool: Product Leadership, Brand Leadership, Operational Excelence e People Excelence, queremos criar uma ainda maior e melhor empresa que lidere a mudança." conclui Hugo Silva.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos