Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

O setor de Eletrodomésticos espanhol reclama novo plano Renove para a linha branca
2015-02-26

A Anfel (fabricantes de linha branca), a Fece (federação espanhola de comerciantes de eletrodomésticos) e a Anged (associação de grandes empresas de distribuição) pediram ao Governo espanhol que impulsione um novo plano Renove para os eletrodomésticos de linha branca. As três organizações pretendem que a Admnistração Central aceite impulsionar o Plano de Renovação e Incentivo de Eletrodomésticos Eficientes (PRIE), para reverter as consequências da queda de mais de 50%, nos últimos sete anos, da procura de produtos energeticamente eficientes.

O Presidente da FECE, José Maria Verdeguer, avisa que em Espanha existem atualmente 1,5 milhões de aparelhos de linha branca pendentes de renovação e pelo menos 35%, 28 milhões, dos aparelhos de linha branca em Espanha são suscetíveis de renovação por serem já “ineficientes ou obsoletos”. O plano PRIE propõe substituir um total de 500.000 eletrodomésticos antigos por aparelhos de alta eficiência energética (A++ e A +++) já em 2015.

Segundo a revista Alimarket, as organizações pedem um contributo inicial do Governo de cerca de cerca de 47,4 milhões de euros para impulsionar e subsidiar os consumidores. Tratar-se-ia de um investimento com custo zero, tendo em conta que é calculado um retorno imediato, para o Governo, de 50 milhões de euros em impostos e uma poupança futura para o país de 175 milhões de euros. A que se juntaria ainda os benefícios de impulsionar e dinamizar uma indústria que sofreu uma redução de 48% nas vendas e 42% na produção desde 2006 e uma perda de 8.500 empregos diretos no setor da distribuição e de 4.700 na produção.

Os consumidores com eletrodomésticos de linha branca com mais de 10 anos teriam acesso a subsídios desde 120 euros por aparelho para frigoríficos A++ e A+++ e desde 80 euros para outros como as máquinas de lavar e fornos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos