Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Estudo do IPAM revela ainda que atitude de marketing na liderança é condição basilar para aumentar índices de remuneração emocional
2014-12-01

76% dos empresários e líderes nacionais concorda plenamente que, tendo em conta o momento actual de relançamento da economia, as empresas necessitam de inovar o seu marketing para conquistar e fidelizar clientes mais eficazmente.

Esta é uma das principais conclusões de um estudo desenvolvido pelo IPAM - The Marketing School, que inquiriu um conjunto de 300 gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas que operam no mercado nacional. O trabalho de investigação, realizado no âmbito da Pós-Graduação em Marketing Management do IPAM, traça uma radiografia da política de gestão actualmente aplicada pelas empresas que operam no mercado nacional.

A investigação demonstra ainda que é urgente a criação de uma nova geração de líderes empresariais (93%) focada no sector do marketing (94%). A atitude de marketing na liderança é, para os 300 inquiridos, considerada uma condição basilar para aumentar os índices de remuneração afectiva. Para o painel, a liderança é indissociável de sólidos conhecimentos técnicos e do negócio (80%), elevadas habilidades relacionais (79%) e comunicação motivacional (73%). Estas são as características que distinguem o “Gestor Coruja”, o perfil sobre o qual, de acordo com o barómetro do IPAM, recai a preferência de 91% dos inquiridos, contra os 6% que optam pelo “Gestor Elefante Vigilante”, profissional caracterizado pela larga experiência mas adverso à mudança.

Quatro em cada 10 gestores (38%) admite que, actualmente, a sua empresa confere “bastante” importância à gestão de marketing. O estudo revela ainda que a gestão estratégica de marketing nas empresas que actuam no mercado nacional está, essencialmente, assente na direcção geral (42%) e no director de departamento (42%). Quase metade dos inquiridos (47%) admite que o líder de mercado é quem aplica as técnicas de marketing mais inovadoras no mercado em que se insere a respectiva empresa. O estudo contou com a participação de 300 inquiridos do universo empresarial português, dos quais 58% desempenha funções de liderança, metade tem formação em marketing e 75% integra os quadros de empresas de média e grande dimensão.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos