Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Nova Iorque volta a ser a localização de retalho mais cara do mundo
2014-11-27

A 5ª Avenida em Nova Iorque voltou a ser a localização de retalho mais cara do mundo, depois de ter ultrapassado Hong Kong, que ocupava, há dois anos, a posição cimeira do ranking Main Streets Across the World (MSATW), uma análise do mercado de retalho a nível global publicada pela Cushman & Wakefield (C&W).

As rendas na 5ª Avenida, em Nova Iorque, atingiram este ano os 29.822 euros anuais por cada metro quadrado. Em Hong Kong registou-se um decréscimo de 6,8% nas rendas, passando para o segundo lugar do ranking, com rendas que chegam aos 23.307 euros.

Os Champs Elysées, em Paris, mantiveram a terceira posição do ranking, apesar de não ter havido um aumento nas rendas, seguidos pela New Bond Street, em Londres, que registou uma subida de 4,2%. A Pitt Street Mall, em Sydney, subiu três posições no ranking, ocupando agora a quinta, tendo registado um aumento de rendas de 25%, devido em grande parte aos inúmeros retalhistas internacionais que voltaram a esta localização nos últimos meses.

Quanto às rendas de retalho no continente americano, registaram uma subida de 5,8%, semelhante à verificada entre 2012 e 2013. Os Estados Unidos da América e o México são os principais catalisadores desta evolução.

Na região da Ásia-Pacifico registou-se também uma subida nas rendas (3,6%), mas mais lenta, onde as rendas em Hong Kong foram afectadas por um decréscimo nos valores de consumo e no menor número de turistas.

Em Portugal, a zona do Chiado em Lisboa subiu de novo duas posições no ranking, ocupando agora o 41.º lugar. Segundo Marta Esteves Costa, "associate" e directora do departamento de Research & Consultoria da Cushman & Wakefield, “estes resultados reflectem a crescente atractividade das ruas de comércio lisboetas que são cada vez mais alvo de grande interesse por parte de retalhistas, na sua maioria internacionais, nos sectores de luxo ou gama alta. Esta tendência teve um efeito positivo nas rendas de comércio de rua de Lisboa, que em 2014 voltaram a registar uma nova subida, na ordem dos 3%. Actualmente os espaços prime nas principais zonas de comércio de Lisboa situam-se nos 92,5 euros por metro quadrado por mês no Chiado e nos 82,5 euros por metro quadrado por mês na Avenida da Liberdade. No Porto, nomeadamente na zona dos Clérigos, o visível aumento na procura foi também retratado por um aumento das rendas na ordem dos 5%, situando-se hoje nos 55 euros por metro quadrado por mês.”


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos