Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Smartphones, tablets e electrodomésticos predominam nas intenções de compra para os próximos meses
2014-11-21

As categorias com maior intenção de compra para os próximos meses são lazer/viagens (8%) e os smartphones (8%), seguidas pelos tablets (5%), electrodomésticos (5%) e mobiliário (5%), segundo dados do Observador Cetelem. Curiosamente, e ao contrário da maioria das faixas etárias, no caso dos indivíduos entre os 45 e os 54 anos são os electrodomésticos que dominam as intenções de compra para os próximos meses (10%).

O estudo revela ainda que há mais portugueses com intenção de poupar (35%) face ao mesmo período do ano passado (23%). Desde 2012, ano em que a intenção de aumentar as economias situava-se nos 8%, tem-se verificado uma evolução positiva. Contudo, o estudo revela também um aumento das despesas: 35% dos portugueses pensa aumentar os gastos, quando em 2013 eram apenas 18% a tencionar fazê-lo. De uma forma global, o saldo entre poupanças e despesas é positivo (0,3%).

A faixa etária mais poupada é a que se encontra entre os 25 e os 34 anos: 43% tenciona aumentar as suas economias. Já os indivíduos mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, são os que menos pensam poupar (22%) mas também os que menos tencionam aumentar despesas (24%). Os consumidores entre os 45 e os 54 anos são os mais gastadores: 42% revela maior intenção de aumentar despesas. Contudo, nesta faixa etária, existe também uma grande percentagem de consumidores com intenção de poupar mais (41%).

Geograficamente, o sul destaca-se por ser a região onde mais se pretende aumentar as despesas e onde menos se pretende poupar. Mais de metade dos consumidores da região sul (55%) admite aumentar os seus gastos e apenas 25% pensa fazer mais economias, o que resulta num saldo poupanças/despesas negativo (-31%).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos