Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugueses continuam a privilegiar lojas de centro comerciais para compras de Natal
2014-11-18

De acordo com o mais recente estudo do Observador Cetelem, os consumidores têm intenção de iniciar as compras de Natal mais cedo do que no ano passado e as lojas de centros comerciais são o local de compra predilecto.

Apesar da generalidade dos consumidores tencionar comprar os presentes um mês antes do Natal, há uma percentagem considerável (28%) que só pensa fazê-lo com duas semanas de antecedência. 13% dos portugueses vão deixar as compras para a semana que antecede a consoada mas 4% já terão comprado os presentes. Uma minoria (2%) tenciona esperar pela época de saldos após o Natal para comprar os últimos presentes.

Quanto ao local de compra, tal como em 2013, as lojas de centros comerciais dominam a preferência dos portugueses (74%), seguidas pelos supesr ou hipermercados (46%) e as lojas de comércio tradicional (40%). Com menos relevância surgem, depois, a loja do chinês (8%), as grandes superfícies especialistas (7%) e as feiras ou mercados (6%). Muito residual é a compra por catálogo (1%) e pela Internet (1%).

Os indivíduos mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, são os que mais optam pelos supers ou hipermercados (38%) e pelas lojas de comércio tradicional (38%). Os consumidores de classes mais baixas também fogem aos centros comerciais: a maioria dos indivíduos da classe D tenciona comprar nos supers ou hipermercados (26%) e os da classe C2 preferem fazê-lo nas lojas tradicionais (45%).

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos