Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

7% das vendas da Media-Saturn são geradas online
2014-08-04

O comércio electrónico está cada vez mais dinâmico e já representa cerca de 7% das vendas totais da Media-Saturn que, entre Outubro de 2013 e Junho passado, gerou vendas no valor de 1,1 mil milhões de euros através deste canal.

A holding do Grupo Metro dedicada ao negócio da electrónica de consumo foi das poucas insígnias do grupo a escapar à contracção das vendas. Durante o terceiro trimestre fiscal, as vendas aumentaram ligeiramente, cerca de 0,9%, mas no período de nove meses caíram 1,3% para os 16 mil milhões de euros.

Na Alemanha, as vendas no período de nove meses totalizaram 7,5 mil milhões de euros. Numa base comparável do universo de lojas, sofreram uma queda de 2,8% no acumulado de nove meses até Junho e 0,8% no trimestre.

Nos restantes países da Europa Ocidental, as vendas entre Outubro e Junho totalizaram 6,4 mil milhões de euros. Numa base comparável caíram 0,5% mas a Media-Saturn conseguiu ganhos de quota de mercado em vários países. No trimestre, as vendas diminuíram 0,7%, resultado da queda dos mercados sueco e italiano, ao passo que em Espanha, Bélgica e Portugal o desempenho foi, de acordo com a empresa, muito positivo.

Globalmente, o Grupo Metro reportou prejuízos de 83 milhões de euros no terceiro trimestre do seu ano fiscal, o que compara com os lucros de 15 milhões de euros apresentados no ano anterior. Este é o segundo trimestre consecutivo em que o grupo retalhista alemão declara perdas.

As vendas líquidas caíram 2,7% para os 14,9 milhões de euros no trimestre e 4,4% para 47,9 mil milhões de euros no período de nove meses concluído a 30 de Junho. A empresa atribui este desempenho a efeitos cambiais negativos e ao desinvestimento em várias unidades de negócio, nomeadamente os hipermercados Real na Europa Central e de Leste, os cash & carry Makro no Egipto e a Media Markt na China.

Muitas das insígnias reportaram uma contracção das vendas tanto no trimestre como nos nove meses, excepto a Media-Saturn e as department stores Galeria Kauhof. Na divisão de cash & carry, as vendas totais dos nove meses caíram 2,1%, para os 22,9 mil milhões de euros (embora numa base comparável tenham crescido 1,2%), penalizadas pela queda de 0,4% no mercado alemão, de 0,7% nos restantes países da Europa Ocidental e, sobretudo, de 5% na Europa de Leste.

Numa base comparável do universo de lojas, as vendas do Grupo Metro cresceram 1,7% no trimestre. Neste período, o grupo alemão continuou a desenvolver novos canais e formatos de venda e gamas de produto que, segundo garante, estão a contribuir positivamente para os resultados.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos