“Dinâmica, jovem e actual”, é desta forma que a Sociedade Ponto Verde (SPV)define a sua nova imagem, coincidente com a comemoração do seu 10º aniversário.
A nova imagem, desenvolvida pela agência Brandia, pretende reforçar os princípios de dinamismo e simplicidade, apresentandos uma Ponto Verde menos institucional e mais leve. Da imagem antiga pouco resta, mantendo-se o símbolo Ponto Verde e os valores da ecologia e da reciclagem. A renovação da identidade visual da empresa levou a uma diminuição do tamanho da palavra Sociedade, em detrimento do maior destaque dado às palavras Ponto e Verde e símbolo associado.
Com esta alteração, a Sociedade Ponto Verde pretende reafirmar a sua relação de proximidade com o consumidor e realçar a ideia da reciclagem, salientando o símbolo Ponto Verde, marca com elevada notoriedade e que identifica claramente o Sistema Ponto Verde.
O lettering também sofreu uma profunda mudança face à tipografia anterior, já que a actual assenta em códigos gráficos mais claros e menos “cinzentos”. Por outro lado, e apesar do claro corte com o passado, a SPV decidiu manter a aposta nos tons verde, optando agora por tons mais alegres e frescos.
Esta nova identidade inclui ainda um ícone composto por várias embalagens, de várias cores e tamanhos, que remetem de imediato para aquela que é a grande missão da SPV, ensinar e motivar o país a separar as embalagens usadas e vazias com o objectivo de as reciclar.
No âmbito desta evolução e uma vez que se encontra a celebrar o 10.º aniversário, a SPV apresenta ainda um novo logótipo alusivo à data e que será utilizado apenas até final de 2007. As setas transmitem, pelo seu movimento circular, a ideia do ciclo de vida dos materiais, numa renovação contínua.