A Coca-Cola continua a ser a marca mais escolhida do mundo, pelo segundo ano consecutivo, no ranking Brand Footprint da Kantar Worldpanel sobre o mercado do grande consumo.
A Coca-Cola foi escolhida 5,9 mil milhões de vezes em 2013, cerca de 124 milhões mais do que em 2012. Este crescimento de 2% veio sobretudo da América Central, da Colômbia, Alemanha, Irlanda, México, Rússia e Tailândia.
Por outro lado, Maggi é a marca alimentar mais escolhida a nível mundial, tendo sido preferida dois mil milhões de vezes no ano passado, o que representa um crescimento de 4% sobre 2012.
Já a Colgate é a marca mais escolhida do mundo na área de higiene pessoal e beleza. A marca viu crescer o seu resultado em 3% atingindo 3,6 mil milhões de actos de compra. É a marca mais escolhida da sua categoria em 18 países e tem a maior base de clientes do mundo, tendo sido comprada por seis em cada 10 lares a nível global.
O relatório destaca ainda que os “Iced Teas” são a categoria que mais rapidamente cresceu no mercado FMCG em todo o mundo, conseguindo adicionar 15 milhões de novos compradores no último ano, um crescimento de 12%, ao passo que os snacks são comprados por 80% dos lares mundiais e continuam a crescer: Lay’s (8.ª), Oreo (24.ª), Cheetos (38.ª) e Doritos (949.ª) estão entre as 10 marcas que mais crescem dentro do Top 50. Estas marcas destacaram-se ao ganharem novos compradores e aumentando a frequência de compra com o desenvolvimento de novos produtos, localizando sabores e uma comunicação inovadora. Por exemplo, as bolachas Oreo foram particularmente bem-sucedidas na China, onde é actualmente a marca de bolachas número um, após alguns anos de contínuo investimento e crescimento. A nível mundial, a Oreo recrutou 19 milhões de compradores no último ano, mais do que qualquer outra marca do “ranking”.
Uma nota ainda para a Downy, a marca que mais cresce no ranking Brand Footprint. A marca de amaciadores de roupa da P&G cresceu a sua penetração em 26%, adicionando 9,5 milhões de novos lares à sua base de lares no ano passado.