Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugueses dispostos a pagar mais por produtos amigos do ambiente
2014-06-23

O estudo “Marcas de Confiança 2014” revela que 82% dos portugueses demonstra uma preocupação com o ambiente e que 73% está disposto a pagar mais por produtos amigos do ambiente. Contudo, 84% considera que as marcas amigas do ambiente são muito caras.

Estas são as principais conclusões resultantes da votação espontânea do questionário dirigido a 12 mil assinantes da revista Selecções do Reader’s Digest, que indicaram as suas marcas de confiança quanto à prestação ambiental, em 11 categorias.

Na categoria Automóvel, a Toyota (50%) é a Marca de Confiança Ambiente 2014, com a Mercedes-Benz (10%) e a Honda (6%) na segunda e terceira posições, respectivamente.

O Continente (59%) venceu na categoria Cadeia de Hiper/ Supermercados, com o maior índice de votação de sempre, destacando-se do Pingo Doce (22%) e do Jumbo (8%).

A Miele (52%) obteve o reconhecimento pela preocupação ambiental, consagrando-se Marca de Confiança Ambiente 2014 em Cozinhas/ Electrodomésticos. Em segundo lugar ficou a Bosch (7%).

Na categoria Detergente de Limpeza, a marca Sonasol (38%), detida pelo grupo Henkel, viu reforçada a confiança dos portugueses. Cif (21%) e Ecover (10%) ocuparam as segunda e terceira posições, respectivamente.

Na categoria Detergente de Roupa, Skip (60%) manteve um elevado índice de votação, registando uma ligeira quebra face a 2013. Persil (13%) e Ariel (8%) foram as outras insígnias mencionadas pelos consumidores.

A inclusão da nova categoria Empresa de Serviço Público neste estudo da Selecções do Reader’s Digest revela os CTT (30%) como vencedor. Em segundo lugar, surge a EDP (13%), seguida da CP (10%).

A Galp (63%) conquista o primeiro lugar na categoria Gasolineira. A segurança e a sustentabilidade da marca nas soluções energéticas foram preponderantes para os consumidores, que atribuíram a segunda posição à BP (26%) e a terceira à Repsol (6%).

Na categoria Pilhas e Baterias Domésticas, a Duracell (68%), que tem vindo a desenvolver diversos procedimentos para minimizar o impacto sobre o meio ambiente, arrebatou o primeiro lugar. Seguem-se a Tudor (9%) e a Philips (6%).

A segunda e última nova categoria introduzida no estudo é Lâmpadas/Iluminação, conquistada pela Philips (55%). As marcas Osram (30%) e IKEA (8%) estão no segundo e terceiro lugares.

A Marca de Confiança Ambiente 2014 em Restauração é a McDonald’s (63%), que tem vindo a adoptar uma política ambiental responsável. Sem expressão, surgem nas posições seguintes marcas dispersas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos