Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Viagens e lazer lideram intenções de compra dos portugueses
2014-05-14

O item “Viagens e lazer”, não só em Portugal, mas também em toda a Europa, mantém-se no topo das intenções de despesas. A tendência aumenta em relação ao ano anterior (passa de 27% para 32%; média europeia passou de 46% para 49%), revela a análise realizada pelo Cetelem e apresentada no seu Barómetro Europeu.

A compra de “equipamentos domésticos” continua a assegurar o segundo lugar deste ranking e também este item subiu em Portugal e na Europa (23% em 2013, 27% em 2014; média europeia de 36% em 2013 para 39% em 2014). O universo da habitação é o centro de todas as atenções ao apresentar ainda os ”Trabalhos de remodelação e renovação“ na terceira posição (24% em Portugal e 38% na Europa).

As intenções de compra de smartphones e de tablets encontram-se também bem encaminhadas. Aumentam em todos os países para os smartphones, com excepção do Reino Unido, onde revelam um recuo de três pontos em relação ao ano anterior (2013: 16%; 2014: 19%). As intenções apresentam-se igualmente em alta para os tablets em 11 dos 12 países (média europeia: 17% em 2013 e 22% em 2014). Apenas os portugueses fazem recuar um ponto este item de despesas, em relação às intenções declaradas na edição anterior (2013: 16%; 2014: 15%).

Os veículos (automóveis novos e usados, motos e scooters) e os bens imobiliários encontram-se entre os itens menos referenciados tanto pelos portugueses, como pelos europeus em geral. Sendo produtos que envolvem um maior investimento são sempre menos referenciados pelos consumidores.

“As intenções de compra dos consumidores europeus são globalmente idênticas às expressas aquando das edições precedentes do Observador Cetelem. As viagens e o lazer mantêm-se na liderança das despesas dos europeus, seguidos de perto pelas compras ligadas à casa, que são ainda amplamente privilegiadas pelos euro-consumidores”, resume Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem em Portugal.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos