Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

“Mar também é solução” diz José Luís Simões
2014-04-16

A Luís Simões participou no 1.º Fórum Ibérico de Logística, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, em colaboração com o Ministério de Fomento de Espanha, o Ministério de Economia do Governo de Portugal e a AICEP, em Madrid. O evento contou com a participação do presidente José Luís Simões, que defendeu que “o mar também é solução para a globalização e para a União Europeia”, no debate sobre a importância do Corredor Atlântico de Mercadorias.

Na opinião do responsável, o Corredor Atlântico de Mercadorias é uma das maiores apostas para as relações comerciais entre Espanha e Portugal e destes com o resto da Europa. “O corredor é estrutural para alcançar os portos e não só a França”.

Durante a sua intervenção, José Luís Simões analisou a actual situação do sector e as relações comerciais entre Espanha e Portugal, expondo a ideia de que, “do ponto de vista económico e ambiental, o mar é mais eficiente e, por isso, é importante chegar aos portos, que são a nossa porta de saída”.

O transporte ferroviário, por outro lado, “continua a perder mercado injustamente, mas acredito que a importância do caminho-de-ferro no futuro é necessária e possível, sendo um elo fundamental na intermodalidade. E, neste sentido, o papel do transporte rodoviário é crucial para o sector. Só os operadores que estão totalmente integrados serão capazes apresentar diferença competitiva e posicionar-se entre os melhores na indústria. O camião é transporte intermodal, e não só é compatível, como é complementar ao transporte ferroviário e marítimo," acrescenta.

Na visão do empresário português, a competitividade dos operadores não passa por baixar preço, mas antes por agregar valor à cadeia de abastecimento através da redução de custos e do aumento da eficiência e da produtividade.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos