O Lidl abriu recentemente na Bélgica uma loja neutra em CO2. Um projecto-piloto de um ponto de venda ecológico, que consome menos 38% de energia.
Localizada em Ixelles, nos arredores de Bruxelas, esta loja Lidl de 869 metros quadrados é maior que o anterior ponto de venda que o discounter alemão tinha no mesmo local mas mais eficiente do ponto de vista energético. O isolamento do edifício foi reforçado, nomeadamente através de vidros triplos. O calor libertado pelos equipamentos de refrigeração é reciclado e 400 metros quadrados de painéis solares geram o equivalente a 15% das necessidades eléctricas da loja. O resto do consumo provém exclusivamente de electricidade “verde”. “Esta loja foi concebida como um projecto-piloto e, após avaliação, iremos determinar quais as técnicas que serão utilizadas nas outras lojas”, comenta Julien Wathieu, porta-voz do Lidl na Bélgica.
Para além dos aspectos já referidos, a loja contempla ainda iluminação LED, cuja intensidade se adapta consoante a luz ambiente. As águas da chuva são recicladas para limpeza e uso nas casas de banho e uma parte do tecto, assim como vários espaços exteriores, são zonas verdes. No parque de estacionamento, é possível recarregar veículos eléctricos.
Com a cortesia da Grande Consumo.