Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

MasterCard testa cartões de pagamento que requerem presença do smartphone
2014-03-11

A Mastercard, em parceria com a Syniverse, está a desenvolver um teste-piloto de um cartão que permite ao utilizador fazer uma transacção de crédito apenas quando o seu smartphone está na mesma localização geográfica.

Mais concretamente, o sistema só funciona e a transacção só é aprovada se o dispositivo móvel estiver no mesmo local. “Podemos assegurar que quando vemos a transacção conseguimos confirmar que o utilizador está onde diz estar”, avançou James Davlouros, vice-presidente de alianças estratégicas da MasterCard, ao The Wall Street Journal.

O serviço é gratuito para quem quiser aderir. Os utilizadores deverão comunicar que querem optar pelo mesmo, já que é necessário que o cartão tenha o registo de um dispositivo móvel de forma a poder fornecer as localizações no momento em que as transacções ocorrem.

O programa piloto está apenas disponível na Europa mas será lançado, no final do ano, também na América do Norte e Ásia. É especialmente indicado para utilizadores que viajam frequentemente e que vêem, muitas vezes, as transacções rejeitadas devido ao facto da localização levantar questões de segurança. A MasterCard assegura que estes falsos positivos representam 80% das transacções rejeitadas no estrangeiro.

O único senão do projecto é que muitos utilizadores deixam o seu telemóvel em modo de voo ou desligam os dados móveis quando estão noutro país de forma a evitar custos com o “roaming”. Para encorajar os utilizadores a manterem as suas ligações activas, a MasterCard e a Syniverse irão oferece pacotes de dados pré-pagos que podem ser comprados directamente a partir do dispositivo na chegada a um país estrangeiro.

Com a cortesia da Grande Consumo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos